Qual e o tema central do conto O espelho?

Qual é o tema central do conto O espelho?

O conto tem como tema central a questão da identidade, ou melhor, o problema da divisão de eu ou do desbrobramento da personalidade.

O que O espelho representa para Jacobina?

Tem como tema a alma humana, metaforizada no espelho. Carregado de simbolismo e significados que vão da filosofia à mitologia, o espelho é um antigo tema ligado à alma e, neste conto, representa a alma exterior de Jacobina, personagem principal da narração.

Qual é o tipo de narrador do conto O espelho?

O conto O espelho possui dois narradores. A narração é inicialmente em 3ª pessoa, descrevendo o espaço da narra- ção, ou seja, o espaço em que a história será contada. Nesse espaço da narração será contada uma história por um dos presentes. A partir desse instante, a narração passa a ser em 1ª pessoa e o espaço muda.

O que significa o trecho o alferes eliminou o homem?

Machado escreve uma frase lapidar nesse conto: “O alferes eliminou o homem”. Não é tão difícil entender que, às vezes, um título, um nome, um cargo, preenchem o vazio de uma alma pobre, depressiva e com profundo sentimento de inferioridade. Assim aconteceu com o nosso alferes.

LER:   Qual e o melhor anime de romance?

Qual tese Jacobina sustenta sobre o homem?

Em sua exposição, Jacobina defende a tese de que “cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro “.

O que simbolizava a alma exterior de Jacobina?

O que Jacobina acreditava sobre as almas? Que há apenas uma que dá força vital. Que temos duas almas, a interna e a externa, onde a externa é nosso status social. Não temos alma, somos apenas carne e tecido movidos por energia.

O que a farda representa para o protagonista do conto O espelho?

Ainda jovem Jacobina alcançou o título e deixou toda a família orgulhosa, principalmente a tia com quem foi passar uma temporada. A partir daí, ele começou a ser visto só pela farda que vestia, sua alma exterior que foi dominando a verdadeira identidade: “o alferes eliminou o homem”.

Qual diálogo e o conto O espelho de Machado de Assis?

era um diálogo do abismo, um cochicho do nada” (ASSIS, 1952, p. 267). Há assim uma relação entre o tempo e a ausência de determinação: todas as ações do personagem aparecerão como vazias de sentido. Enquanto a alma exterior não retorna, Jacobina andava de um lado a outro, saía de casa, voltava para casa, “(…)

LER:   Qual a causa exata do aumento da prostata?

O que Fernando vê no espelho?

O personagem, Fernando, vê seu reflexo no espelho ganhar vida, tornando-se seu avesso. Odnanref passa então a fazer os deveres de casa e enfrentar o valentão da escola, enquanto Fernando se dedica às boas coisas da vida.

Por que quatro ou cinco rigorosamente eram quatro os que falavam?

Por que quatro ou cinco? Rigorosamente eram quatro os que falavam; mas, além deles, havia na sala um quinto personagem, calado, pensando, cochilando, cuja espórtula no debate não passava de um ou outro resmungo de aprovação.

Como Jacobina subiu na vida?

Como Jacobina subiu na vida? Entrou na vida criminal. Investiu na bolsa de valores. Foi promovido para alferes no exército.

Qual o desfecho do livro O espelho?

DESFECHO: Jacobina vence o reflexo do espelho e deixa seus amigos em silêncio. Jacobina percebe que a imagem reflete sua “alma interior” e, ao vestir-se novamente com a farda, recupera sua “alma exterior”, evitando a solidão.

Por que o espelho dá nome à história?

O espelho, que dá nome à história, é um objeto que pode assumir diversas simbologias. Neste conto é o objeto mais valioso da casa que foi atribuído a Jacobina devido à sua profissão “respeitável”. Através dele, o protagonista começa a se enxergar de outra forma, como uma espécie de Narciso enamorado por si mesmo.

LER:   Qual e a cor do basalto?

Qual o caso do espelho?

AZEVEDO, Ricardo. O caso do espelho. In: Nova Escola, Maio 1999.p. 28-9. 01 – Na situação inicial do conto, há um homem do campo que vai a cidade. Ao passar diante de uma loja, ele comete um engano.

Quando foi publicado o conto “O Espelho”?

O conto “O espelho”, um dos textos mais famosos de Machado de Assis, foi originalmente publicado no jornal Gazeta de Notícias em 8 de setembro de 1882. No fim do mesmo ano, também foi lançado em livro, inserido na coletânea Papéis Avulsos, que reunia doze narrativas curtas do autor.

Por que o espelho tem função de personagem?

O objeto tem função de personagem, uma vez que são várias as passagens em que o espelho é caracterizado e interage com o protagonista. Na psicologia lacaniana, é denominado estágio do espelho o momento em que a criança reconhece a sua própria imagem e passa a perceber a sua singularidade com relação às pessoas que compõem o seu círculo social.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo