Qual e o conceito de farmacogenetica?

Qual é o conceito de farmacogenética?

A farmacogenética é uma área da farmacologia clínica que estuda como diferenças genéticas entre indivíduos podem afetar as respostas às drogas. Neste sentido, polimorfismos genéticos em enzimas metabolizadoras, transportadores ou receptores contribuem para as variações nas respostas a medicamentos.

O que é farmacogenética e como ela pode ser aplicada?

A farmacogenética é a área da genética responsável por estudar os impactos da variabilidade genética na população sobre os efeitos na terapia com medicamentos, com a finalidade principal de minimizar os efeitos adversos e otimizar os efeitos terapêuticos.

O que é farmacogenética por que indivíduos apresentam respostas diferentes ao mesmo medicamento?

Em definição, a farmacogenética é o estudo de como os genes afetam uma resposta medicamentosa. A farmacogenética é a combinação entre a farmacologia (ramo da ciência que estuda os efeitos de uma substância química sobre a função dos sistemas biológicos) e a genômica (o ramo da ciência que lida com o estudo de genes).

LER:   Qual a importancia do ciclo de vida das estrelas?

Qual é a função da enzima citocromo P450?

Os citocromos P450 são heme-proteínas envolvidas nas biotransformações de vários compostos de origem endógena e exógena. Biologicamente estas enzimas promovem a modificação química de várias moléculas exógenas lipofílicas, que após isso se tornam mais solúveis e de fácil excreção pelo organismo humano.

Qual a diferença entre farmacogenética e Farmacogenômica?

Por sua vez, um ramo de estudo companheiro da farmacogenética, chamado farmacogenômica, estuda os efeitos de vários genes simultaneamente (efeitos do genoma como um todo), bem como suas interações. Contudo, para alguns pesquisadores farmacogenética e farmacogenômica podem ser usadas, de forma geral, como conceitos sinônimos.

Quais são os testes farmacogenéticos?

Os testes farmacogenéticos são exames que realizam o sequenciamento do DNA e analisam como as variações dos genes tendem a impactar na performance dos medicamentos. Os exames podem ser ferramentas importantes para respostas mais rápidas ao tratamento, melhora da qualidade de vida do paciente e guiar tratamentos de uso contínuo de medicamentos.

Qual a resposta farmacológica a um tratamento medicamentoso em todos os pacientes?

A resposta farmacológica a um tratamento medicamentoso não é a mesma em todos os pacientes.

LER:   Qual e o papel da camada de valencia na formacao das ligacões quimicas?

Quanto Custa o uso de medicamentos?

Além das consequências terapêuticas, há também um custo anual estimado em US$ 3 milhões, decorrente do longo período de internações associadas à toxicidade dos medicamentos. Estima-se que, na Europa e Estados Unidos, 20\% a 30\% dos pacientes hospitalizados apresentam efeitos indesejáveis após o uso de medicamentos (MENON et al., 2005).

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo