Quais sao os gases de efeito estufa?

Quais são os gases de efeito estufa?

Os Gases de Efeito Estufa (GEE) ou, em inglês, Greenhouse Gases (GHG) são substâncias gasosas naturalmente presentes na atmosfera e que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pelo Sol e refletida pela superfície terrestre, dificultando o escape desta radiação (calor) para o espaço.

Qual a consequência do aumento do efeito estufa?

A consequência direta do aumento do efeito estufa é o aquecimento global. Por sua vez, o aquecimento global provoca o derretimento dos pólos, elevando o nível do mar e diminuindo as reservas de água potável para a humanidade. Além disso, muitas espécies, como os corais, não sobrevivem a uma mudança de temperatura.

Quais são os mecanismos de redução das emissões de gases do efeito estufa?

Mecanismos de redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE) como o sequestro de carbono estão sendo feitos no contexto do mercado de carbono (estabelecido pelo Protocolo de Quioto e por outros acordos). O Protocolo de Quioto determina sete gases cujas emissões devem ser reduzidas:

LER:   Qual e a funcao da eritropoetina?

Qual o equilíbrio entre gases de efeito estufa e atmosfera?

As concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera são determinadas pelo equilíbrio entre as fontes de gases de efeito estufa e sua remoção da atmosfera. O vapor de água, embora pareça bastante inocente, é um dos maiores contribuintes para a mudança climática global.

Entre as fontes de outros gases de efeito estufa podemos citar os fertilizantes utilizados na agricultura que liberam óxido nitroso (N2O), a produção e transporte de gás e petróleo, arrozais e os processos digestivos de ruminantes que emitem metano (CH4) e os condicionadores de ar e refrigeradores que emitem os clorofluorcarbonos (CFCs).

Quais fontes contribuem para o efeito estufa?

Várias fontes antropogênicas contribuem para as emissões de gases de efeito estufa. As duas fontes principais são a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento de regiões tropicais como a Amazônia.

Quais são as fontes de energia que pertencem a este grupo?

A energia pode ser obtida a partir da transformação de variados recursos, que podem ter origens diversas. [ Fontes renováveis] – [ Energia hidráulica] [ Energia solar] [ Energia eólica] [ Biomassa] [ Energia geotérmica] [ Energia oceânica] As fontes de energia que pertencem a este grupo são finitas ou esgotáveis.

LER:   Qual o objetivo da construcao do Jardim Suspenso da Babilônia?

Qual a melhor fonte de energia para geração de energia?

A energia hidráulica é a principal fonte de energia da matriz elétrica brasileira, porém existem outras alternativas para geração de energia, principalmente as relacionadas a recursos limpos e sustentáveis. Faça o download do e-book “ Tipos de Geração de Energia ” e conheça as principais fontes disponíveis e seu potencial de utilização.

Qual a capacidade do dióxido de carbono para reter o efeito estufa?

Há muitas décadas que se sabe da capacidade que o Dióxido de Carbono tem para reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do Efeito Estufa, mas, ao que parece, isto em nada preocupou a humanidade que continuou a produzir enormes quantidades deste e de outros gases de Efeito Estufa.

Como é produzido o gás natural na atmosfera?

Este gás é produzido naturalmente na respiração, pela decomposição de plantas e animais e pelas queimadas naturais em florestas. Sua produção é natural e essencial à vida, mas o aumento descontrolado das emissões de CO2 na atmosfera traz prejuízos ao planeta.

LER:   Como e o processo de tratamento da agua?

Quais os gases mais conhecidos desse grupo de gases?

Os halocarbonos mais conhecidos desse grupo de gases são os clorofluorcarbonos (CFCs), os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) os hidrofluorcarbonos (HFCs). O clorofluorcarboneto é uma substância artificial baseada em carbono que contém cloro e flúor.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo