Quais sao os dois tipos de reticulo endoplasmatico e quais sao as suas respectivas funcões?

Quais são os dois tipos de retículo endoplasmático e quais são as suas respectivas funções?

O retículo endoplasmático está relacionado com diversas funções na célula. Dentre elas, podemos citar a produção de lipídios e proteínas que ocorre na membrana dessas organelas. O retículo endoplasmático pode ser dividido em dois tipos básicos: o rugoso ou granular e o liso ou agranular.

Qual a principal diferença estrutural entre retículo endoplasmático rugoso e liso?

Existem dois tipos de retículo endoplasmático: o liso e o rugoso. A principal diferença entre eles é que o segundo possui ribossomos aderidos a sua parede externa. Tanto o retículo endoplasmático liso quanto o rugoso são responsáveis por transportar, armazenar e sintetizar certas substâncias.

Como funciona o retículo endoplasmático?

O retículo endoplasmático atua como uma rede de distribuição de substâncias no interior da célula. No líquido existente dentro de suas bolsas e tubos, diversos tipos de substâncias se deslocam sem se misturar com o citosol.

LER:   O que um circuito eletrico representa?

Quais são os tipos de retículos?

Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, que tem formas e funções diferentes. O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios. Os retículos são estruturas membranosas compostas de sacos achatados e localizados no citosol da célula.

Quais os dois tipos de retículo estão interligados?

Os dois tipos de retículo estão interligados e a transição entre eles é gradual. Se observarmos o retículo endoplasmático partindo do retículo rugoso em direção ao liso, vemos as bolsas se tornarem menores e a quantidade de ribossomos aderidos diminuir progressivamente, até deixar de existir.

Quais são as funções desse retículo?

Esse tipo de retículo possui diversas funções, tais como síntese de alguns hormônios, síntese de fosfolipídios, hidrólise do glicogênio e processos de conjugação, oxidação e metilação. Esses últimos processos relacionam-se com a neutralização de substâncias tóxicas, tais como medicamentos.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo