Quais sao as causas de plaquetas altas?

Quais são as causas de plaquetas altas?

O aumento no número de plaquetas, também chamado de plaquetose ou trombocitose, pode acontecer devido a causas patológicas ou fisiológicas, com exercício intenso, trabalho de parto, altitude elevada, tabagismo, estresse ou uso de adrenalina, por exemplo.

O que pode causar Macroplaquetas?

Essas plaquetas de tamanho maior normalmente são indicativas de alteração no processo de ativação e produção plaquetária, podendo acontecer como consequência de problemas cardíacos, diabetes ou condições hematológicas, como leucemia e síndromes mieloproliferativas.

Qual a contagem das plaquetas altas?

As plaquetas altas são identificadas a partir de um hemograma completo, que se trata de um exame de sangue de rotina. A contagem costuma ser maior que 450.000/mm³ em idosos, pessoas com colesterol alto ou que já tiveram tromboses. Mas se as plaquetas ultrapassam 1.500.000/mm³, o risco de problemas de saúde é grande.

Será que um paciente tem contagem elevada de plaquetas?

Se um paciente tem uma contagem elevada de plaquetas, e dependendo também dos valores dos seus glóbulos vermelhos e glóbulos brancos, poderá apresentar os seguintes sintomas:

LER:   Como e a gravidez no utero retrovertido?

Como diminuir a contagem de plaquetas no sangue?

Contagem de plaquetas acima de 1 milhão. Dentre os medicamentos usados para diminuir a contagem de plaquetas no sangue, estão: hidroxiureia®, anagrelida® e interferon alfa®. A plasmaférese é um procedimento usado para reduzir rapidamente as plaquetas no sangue.

Quais são os casos de alteração de plaquetas?

Existem três casos de alteração de plaquetas: as plaquetas em contagem alta, em contagem baixa e a contagem normal, porém com alteração na função. Entenda o que pode causar cada uma dessas situações.

As causas de plaquetas altas podem ser: fisiológicas (não denotam doenças): exercício, trabalho de parto, uso de epinefrina, após hemorragia; infecciosas e/ou inflamatórias: retocolite ulcerativa, poliarterite nodosa, artrite reumatóide, sarcoidose, cirrose hepática;

Quando o nível de plaquetas é baixo?

Contudo, só está indicado em situações de emergência, como casos de AVC. As plaquetas são consideradas baixas, quando a contagem apresenta valores inferiores a 150.000. Se o nível de plaquetas estiver abaixo de 50.000, o risco de sangramento é ainda maior, mesmo em atividades leves e diárias.

LER:   O que e fertilizante organomineral classe B?

Qual causa de sangramento em pessoas com plaquetas altas?

Outra causa de sangramento em pessoas com plaquetas altas é uma condição chamada Doença de von Willebrand, que afeta o processo de coagulação do sangue. Durante a gravidez, os coágulos encontrados na placenta podem causar aborto espontâneo ou problemas no crescimento e no desenvolvimento fetal.

Qual o tratamento adequado para o aumento de plaquetas?

O tratamento pode variar conforme a causa do aumento de plaquetas. Por exemplo, se o motivo estiver associado à aceleração da coagulação, não é necessário baixar os níveis, é possível inibir essa aceleração com aspirinas. Já quando a contagem é maior do que 1.500.000/µL ou tenha algum risco de trombose, pode ser o caso de agir com medicação.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo