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Porque os erros fazem parte do conhecimento científico?
Segundo Bachelard (1996), o erro não deve ser considerado como um obstáculo ao processo de construção e produção do conhecimento, mas sim como algo intrínseco a esse processo, e a superação desses obstáculos possibilita o salto qualitativo da ciência.
Qual o papel do erro na ciência?
O erro de um cientista pode ajudar outro a evitar cometer a mesma falha, ou mesmo se tornar positivo quando as ideias são empregadas com diferentes objetivos e métodos.
O que não é conhecimento científico?
CONHECIMENTO EMPÍRICO É uma expressão cujo significado reporta ao conhecimento adquirido através da observação. É uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica.
Por que uma experiência é uma experiência?
Resumindo, uma experiência pressupõe um aparato experimental (material a ser utilizado), um procedimento (sequência de atitudes e medidas a serem feitas pelo experimentador) e um relatório que descreverá detalhadamente toda a experiência, analisará os dados obtidos por meio das medidas e fará uma conclusão.
Como o conhecimento científico é acessado?
Usualmente o conhecimento científico é acessado decompondo o todo em seus elementos ou partes, a fim de simplificar a abordagem e, assim, descobrir relações subjacentes e mecanismos internos. Uma vez que as partes do problema tenham sido completamente analisadas, você deve ser capaz de relacioná-las para formular uma ideia abrangente.
Por que o conhecimento científico é o conhecimento empírico?
O conhecimento científico é frequentemente apresenta em oposição ao conhecimento empírico, entendendo o último como conhecimento baseado na experiência ou “fazer”, incluindo tentativa e erro.
Qual a incerteza nos resultados de um experimento?
A incerteza nos resultados de um experimento geralmente consistem em diversos componentes que podem ser agrupados em duas categorias e acordo com o jeito que seu valor numérico é estimado. São as Incertezas do tipo A e do tipo B, aquelas que são avaliadas por métodos estatísticos e aquelas que são avaliadas por outros meios.