Deve-se tratar o doente e nao a doenca?

Deve-se tratar o doente e não a doença?

J.P: Hipócrates dizia que devemos tratar o doente, e não a doença. Nesse sentido, a Terapia Holística não substitui tratamentos alopáticos ou psiquiátricos, mas age na causa do problema, muitos deles de ordem psíquica, oriundos de fatores que aconteceram em outros níveis antes de atingirem o físico.

Qual a diferença entre doença e enfermidade?

Etimologicamente, doente é o que sente dor, o que sofre, o que padece; enfermoé o que está debilitado, enfraquecido pela doença. A etimologia, entretanto, não determina o significado das palavras, serve apenas como esclarecimento de sua origem.

Quem trata dos doentes?

Médico Clínico – o especialista que trata o doente como um todo.

Por que os pacientes recusam o tratamento?

A principal razão pela qual os pacientes recusam o tratamento é que eles tem preocupações sobre isso. Essas preocupações podem variar de não pensar que o procedimento é necessário até ter medo de que os procedimentos possam matá-los. É importante levar essas preocupações à luz para que você possa conversar com o paciente sobre elas.

LER:   Qual a unidade que utilizamos para pressao?

Qual o direito de aceitar ou recusar um tratamento terapêutico?

Várias pessoas desconhecem a existência do direito legal em aceitar ou recusar um tipo de tratamento terapêutico que possa prolongar a sua vida, em caso de doença grave ou estado terminal. O que fazer nestas situações?

Quais são os limites do Poder Judiciário na recusa do tratamento médico?

O presente artigo aborda os limites do Poder Judiciário na recusa a tratamento médico, bem como,a proteção da autonomia de vontade do paciente, discutindo o dever do médico e a sua responsabilidade. Abordando a medicina em confronto ao direito.

Por que não haver esclarecimento ao paciente na hora do consentimento?

O fato de não haver um esclarecimento ao paciente na hora do seu consentimento pode inclusive ocasionar dano moral e esse dano não decorre do erro médico, mas sim pelo fato de ter sido realizado um procedimento sem esclarecimento ao paciente. Os nossos Tribunais vem julgando exatamente nesse sentido:

Os internistas tratam o doente e respeitam o conceito de saúde na definição da Organização Mundial de Saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de afeções e enfermidades”. Olham a pessoa na sua globalidade e diversidade.

LER:   Como estruturar uma historia?

Será que um tratamento em saúde mental é bem sucedido?

Destacamos, sempre, que um tratamento médico em geral, e em particular um tratamento em saúde mental só tem chance de ser bem sucedido se for realizado em equipe, pelo portador, pelo psiquiatra e psicoterapeuta, e pela família e amigos.

Quais os motivos para aderir ao tratamento?

São vários os motivos para aderir ao tratamento. Porque os pacientes que aderem ao tratamento: Bem, mas saber de tudo isso muitas vezes não é suficiente para garantir que um portador aceite fazer um tratamento para um transtorno do humor e, não raro, sequer aceita fazer uma consulta com um psiquiatra para ouvir uma opinião.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo