Como são assimilados os conceitos científicos?
Ou seja, os conceitos científicos não são assimilados em sua forma já pronta, mas sim por um processo de desenvolvimento relacionado à capacidade geral de formar conceitos, existente nos estudantes. CONCEITOS ESPONTÂNEOS E CONCEITOS CIENTÍFICOS: O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO CONCEITUAL EM VYGOTSKY.
Por que é importante o trabalho de conceitos científicos escolares com as crianças?
Possibilitam ainda a organização de um planejamento adequado às necessidades cognitivas dos alunos. As situações-problema devem envolver, portanto, os conhecimentos que o aluno já possui e os conhecimentos científicos que deve aprender dentro de cada disciplina.
O que é a formação dos conceitos?
. a formação de conceitos é o resultado de uma atividade complexa, em que todas as funções intelectuais básicas (atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar) tomam parte; – os conceitos novos e mais elevados transformam o significado dos conceitos inferiores (Vygotsky, 1991).
Qual a importância de trabalhar ciências Naturais na Educação Infantil?
O ensino de Ciências Naturais pode ajudar a criança a se desenvolver, de maneira lógica e racional, facilitando compreensão dos fatos do cotidiano e a resolução dos problemas práticos.
Qual a importância do conhecimento científico na educação?
O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas. A comunicação científica é o instrumento que os atores de uma determinada área do conhecimento têm, visando disseminar suas reflexões e práticas aos pares.
O que é a palavra para Vygotsky?
para Vygotsky, o significado da palavra é a chave da compreensão da unidade dialética entre pensamen- to e linguagem e, como consequência, da constituição da consciência e da subjetividade […]».