Como retirar adenoma tubular?

Como retirar adenoma tubular?

O adenoma tubular pode ser retirado durante a colonoscopia e o/a paciente poderá precisar de acompanhamento a ser realizado com futuras colonoscopias.

O que é um adenoma no intestino?

O adenoma intestinal é uma lesão benigna que apresenta um potencial de malignização para displasia grave e, posteriormente, para adenocarcinoma invasivo 2. O principal fator de risco, é sem dúvida, a presença de pólipos adenomatosos tubulares ou vilosos.

O que causa adenoma tubular?

No entanto, quando o adenoma tubular aparece em pessoas que possuem hábitos de vida pouco saudáveis, como alimentação rica em gorduras, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, excesso de peso ou tabagismo, há maior risco de haver transformação maligna do adenoma, aumentando o risco de câncer colorretal.

Qual o sintoma do adenoma?

Os sintomas de adenoma podem variar de acordo com o tipo de adenoma, podendo haver dor no abdômen, dor de cabeça, sensação de desmaio, fraqueza excessiva, diminuição do apetite e alteração dos hábitos intestinais, por exemplo.

LER:   Porque o refluxo deixa a boca seca?

Quais são os sintomas de adenoma tubular?

A maioria dos casos de adenoma tubular não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto algumas pessoas podem apresentar alteração nos hábitos intestinais, mudança na cor das fezes, dor abdominal e sintomas relacionados com a anemia.

Por que não fazer tratamento para o adenoma?

Devido ao fato de não estarem relacionados com complicações graves na maioria das vezes, não é necessário realizar tratamento, apenas fazer acompanhamento médico de forma regular para acompanhar o desenvolvimento do adenoma.

Qual o diâmetro dos adenomas?

Os adenomas podem ser classificados como diminutos (de 1 a 5 mm de diâmetro), pequenos (6 a 9 mm) e grandes (≥ 10 mm). Os avançados são ≥ 10 mm, ou <1 cm, com pelo menos 25\% de características cabeludas, displasia de alto grau ou carcinoma. Os riscos dependem da pessoa, seus hábitos e sua história familiar.

Como é feita a biópsia do adenoma?

Além disso, pode ser realizada uma biópsia do adenoma para que seja possível verificar se é benigno ou se apresenta algum sinal indicativo de malignidade. Para que seja feita a biópsia, é retirada uma pequena amostra do adenoma, que é enviado para o laboratório para que seja analisado de forma mais precisa. Entenda como é feito a biópsia.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo