Como reduzir a emissao de CO2 na producao de cimento?

Como reduzir a emissão de CO2 na produção de cimento?

Os meios mais utilizados para reduzir as emissões de carbono nesse segmento são a produção de cimentos compostos com menor composição de clínquer e o uso de combustíveis alternativos para geração de energia térmica.

Qual é a relação entre a produção de cimento e a emissão de gases CO2 gás carbônico na atmosfera?

A produção de cimento é fonte de dióxido de carbono (CO2), um dos gases responsáveis pelo aquecimento global, e contribui em 8\% para as emissões mundiais de CO2, segundo informa reportagem da BBC News Brasil.

Quais são as principais Matérias-primas utilizadas para produção de cimento?

A fabricação de cimento não é simples e requer muita energia e diferentes mecanismos. Utilizado como agente aglomerante, as principais matérias-primas presentes em sua composição são o calcário e a argila. Ambos encontrados, ainda em excesso, e extraídos da natureza.

LER:   Qual a posicao correta do corpo?

Qual a diferença entre o cimento CP2 e CP3?

Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação. Por fim essas são as diferença entre os cimentos CP2 e CP3.

O que o CO2 tem a ver com o aquecimento global?

O CO2 é o gás que tem maior contribuição para o aquecimento global, pois representa mais de 70\% das emissões de GEE e o seu tempo de permanência é de no mínimo cem anos, resultando em impactos no clima ao longo de séculos.

Qual o processo tecnológico de produção de cimento?

O processo tecnológico de produção de cimento implantado na maioria das indústrias brasileiras é conhecido como processo via seca e é constituído, principalmente, das seguintes etapas: Moagem e homogeneização das matérias-primas (obtenção da farinha crua)

Quais são as etapas da produção de cimento?

Etapas da fabricação. O processo tecnológico de produção de cimento implantado na maioria das indústrias brasileiras é conhecido como processo via seca e é constituído, principalmente, das seguintes etapas: Moagem e homogeneização das matérias-primas (obtenção da farinha crua) Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do

LER:   Quanto tempo demora para sarar o maxilar?

Como são aproveitados os combustíveis de cimento?

Além desses combustíveis tradicionais, também podem ser aproveitados resíduos e rejeitos industriais e de biomassa, carvão vegetal e resíduos agrícolas para alimentar os fornos. As fábricas de cimento acabam poluindo o ambiente e são responsáveis por impactos ambientais relevantes.

Por que a produção de cimento é nociva ao meio ambiente?

As construções urbanas usam o material em larga escala, o que vem provocando um efeito nocivo para o meio ambiente. A produção de cimento é fonte de dióxido de carbono (CO2), um dos gases responsáveis pelo aquecimento global, e contribui em 8\% para as emissões mundiais de CO2, segundo informa reportagem da BBC News Brasil.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo