Quanto tempo o contrato intermitente pode ficar inativo?

Quanto tempo o contrato intermitente pode ficar inativo?

Como o contrato intermitente não possui jornada fixa, sendo de tempo indeterminado, o trabalhador fica inativo até que o empregador necessite de seus serviços. Assim, sempre que a empresa necessitar de determinado profissional contratado sob essas condições, ela precisa convocá-lo com até 3 dias de antecedência.

O que é contrato intermitente inativo?

Uma das principais características do trabalho intermitente é o período de inatividade, ou seja, o funcionário pode ficar dias, semanas ou até meses sem comparecer à empresa.

Como saber se meu contrato intermitente está inativo?

Regras gerais do contrato intermitente

  1. não continuidade na prestação de serviço;
  2. necessidade de convocação prévia para trabalhar;
  3. direito à décimo terceiro, férias, adicional noturno e demais direitos garantidos na CLT;
  4. permitido vínculo empregatício com uma ou mais empresas;
  5. período de inatividade.

Como funciona a contratação intermitente?

O contrato intermitente ou esporádico permite que uma empresa admita um funcionário para trabalhar eventualmente e o remunere pelo período de execução desse ofício. Dessa forma, nesse modelo, o colaborador pode realizar o trabalho de modo esporádico, intercalando os períodos de atividade com os de inatividade.

LER:   Para que serve cloridrato de betaina com pepsina?

Quanto tempo a empresa pode ficar sem convocar o trabalhador intermitente?

De acordo com a legislação que determina as regras do contrato de trabalho intermitente, não há um período mínimo ou máximo a ser cumprido com relação a esse vínculo empregatício, tanto pelo empregador quanto pelo empregado.

O que é período de inatividade?

O período de inatividade é o intervalo temporal distinto para daquele para o qual o empregado intermitente haja sido convocado a prestar serviços ao seu empregador (art. 4º da Portaria MTB 349/2018). O período de inatividade não pode ser considerado como tempo a disposição do empregador (§ 5º do art.

Será que você está doente demais para trabalhar?

Mesmo sendo um direito do trabalhador, muitos deles têm medo de ligar para seu chefe e alegar estar doente por medo de deixá-lo nervoso. Na melhor das hipóteses, seus medos serão aliviados quando seu chefe reagir de forma sensata quando você estiver realmente doente demais para trabalhar.

Por que Exagerar na hora de estar doente?

LER:   Quais os sistemas de producao animal?

Sendo assim, exagerar na hora de alegar estar doente pode ser um sinal meio óbvio ao seu chefe e colegas de trabalho, por isso, dê algumas leves indicações de que você está prestes a adoecer. De vez em quando, tussa ou espirre.

Será que o médico do trabalho não pode retornar para o INSS?

A maior duvida é se o médico do trabalho dizer que o mesmo não está apto a retornar e encaminhar automaticamente para o INSS, a empresa não pode dar falta, mas deverá pagar o salario normalmente até que tenha uma nova posição do INSS. Porém é como você disse, a empresa já cumpriu com a obrigação dela pagando os 15 dias.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo