Qual o termo que a psicologia e a psiquiatria clinica utilizam aos sintomas histericos?

Qual o termo que a psicologia e a psiquiatria clínica utilizam aos sintomas histéricos?

Para a psicologia e psiquiatria clínicas, os sintomas histéricos citados são relacionados ao chamado Transtorno de Conversão (TC), que aponta para esta somatização, isto é, o aparecimento no corpo, de sintomas significativos sem causas físicas relacionadas, enquanto que, para a psicanálise, o termo ganha a até condição …

Qual a diferença entre o fenômeno psicossomático e a conversão histérica?

Já o sintoma psicossomático seria um fenômeno diferente de uma conversão histérica, visto que o primeiro incide sobre o próprio corpo e não sobre a representação do corpo, como na histeria. No entanto, como saberemos que o fator psicossomático não significa a representação de algo no corpo?

O que quer dizer a palavra histeria?

Histeria ou neurose histérica é uma psiconeurose caracterizada por alterações transitórias da consciência, como períodos de amnésia ou perda de memória, e por várias manifestações sensitivas ou motoras, também passageiras, como tiques, perda da sensibilidade cutânea, paralisia dos membros, cegueira ou convulsões.

O que é cegueira histérica?

Na Primeira Guerra Mundial, foram registrados vários casos da chamada cegueira histérica, de origem psicossomática. Essa cegueira era considerada uma variação das diversas histerias de guerra, que se manifestavam devido à sobrecarga emocional no front, principalmente nas situações de combate homem-a-homem.

LER:   O que fazer para melhorar a dor no figado?

Qual a origem da palavra histeria?

O termo histeria é derivado da palavra grega hystera e significa matriz. De acordo com Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, matriz é o “lugar onde algo se gera ou cria; órgão das fêmeas dos mamíferos onde se gera o feto; útero” (1988, p. 422).

Quando ocorre a parestesia?

Uma parestesia bastante frequente ocorre quando as pessoas permanecem muito tempo sentadas sobre um membro, provocando dormência. Por engano, é comum que se confunda esse quadro à causa dessa sensação com a modificação do fluxo sanguíneo, quando, na realidade, isso ocorre por acometimento de algum nervo.

Qual o tratamento adequado para a parestesia?

Quando o paciente apresenta essa condição, o tratamento deve ser dirigido à radiculopatia, já que a parestesia é apenas um dos sintomas provocados pela primeira. Os tratamentos mais sugeridos pelos médicos são aqueles que comportam procedimentos não invasivos, como a terapia, a fisioterapia, o uso de medicamentos e o repouso.

Como se trata a parestesia temporária?

A parestesia temporária não necessita de tratamento direcionado, uma vez que seus sintomas duram apenas alguns dias, após os quais o indivíduo volta a ter uma vida normal. Todavia, em se tratando da parestesia crônica e oral, a situação é outra. Devido à complexidade do problema, o tratamento se faz indispensável.

LER:   Quem tem H Pylori pode consumir azeite de oliva?

Qual a melhor estratégia para a parestesia?

Logo, existe uma diversidade de intervenções para esse tipo de parestesia e a escolha do médico depende das singularidades de cada paciente. Porém, estratégias como uso de fármacos, repouso e fisioterapia podem ser indicadas para ajudar a amenizar os incômodos que persistem durante o tratamento da causa.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo