Qual o proposito do uso de um Contracorante na coloracao alcool-acido resistente?

Qual o propósito do uso de um Contracorante na coloração álcool-ácido resistente?

O fucsina, também chamado contra corante, é utilizado para corar as bactérias que perderão a coloração púrpura após a lavagem com álcool 95\%. O álcool 95\% age como descolorante pois extrai os lipídeos da membrana externa das bactérias Gram negativas, o que resulta em aumento da porosidade e da permeabilidade.

Quais são os bacilos álcool ácido resistentes?

As micobactérias são bacilos álcool-ácido resistentes, os quais são circundados por uma parede celular hidrofóbica, e que resistem à descoloração causada pelas misturas de álcool-ácido usadas na identificação.

Por que a coloração de Gram não é usada nas bactérias álcool ácido resistentes?

As bactérias álcool-ácido resistentes possuem na parede celular alto teor de lipídeos, cerca de 60\%, principalmente compostas por ácido micólico. Por isso não é recomendado o uso do GRAM nessas bactérias.

LER:   Qual o ciclo de uma PCR?

Quais os corantes utilizados no método de coloração de ziehl-neelsen?

Técnica da coloração de Ziehl-Neelsen

  • Corante primário: fucsina fenicada (carbolfucsina);
  • Descolorante: álcool-ácido 3\% (v/v);
  • Contra-corante: azul de metileno ou verde malaquita.

Por que o álcool-ácido é resistente?

Essas bactérias são identificadas como álcool-ácido resistentes isso porque durante a coloração os lipídeos da parede celular retêm a fucsina fenicada e não é descorado após o tratamento com álcool-ácido.

Como foi avaliada a coloração destas lâminas?

Cada caso foi observado avaliado por dois citotecnologistas experientes, um deles responsável pela coloração e o outro funcionário envolvido na rotina de escrutínio. A avaliação da coloração destas lâminas foi realizada pela média das notas atribuídas. Estas lâminas ainda foram submetidas à observação e orientação de um citopatologista.

Por que as bactérias gram positivas são desidratadas com o álcool?

As bactérias gram positivas, por possuírem uma menor concentração de lipídeos, se tornam desidratadas com o tratamento pelo álcool, diminuindo a permeabilidade da parede celular e retendo o primeiro corante. As bactérias Gram-positivas retêm a cor da coloração violeta de cristal na coloração de Gram.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo