Qual o papel da prolactina nas femeas?

Qual o papel da prolactina nas fêmeas?

Funções da Prolactina A PRL está envolvida na diferenciação das células da glândula mamária e controla a síntese do leite e tudo que está envolvido para a produção desse substrato. Existem evidências, ainda, que a prolactina atua no metabolismo glicídico e no tecido adiposo.

Porque a prolactina alta engorda?

Em excesso, esse hormônio aumenta a gordura, amplia a resistência insulínica, retém liquido, acelera a queda de cabelo e deixa o metabolismo mais lento. Esse processo dificulta muito a perda de peso, mesmo que você faça dieta e exercícios físicos.

Qual a função da prolactina na amamentação?

A prolactina é mais conhecida por ser o hormônio responsável pela produção do leite materno durante o período em que a mulher amamenta. Nessa fase, a produção da prolactina pode aumentar em até 20 vezes o seu nível tradicional. A produção desse hormônio passa por um aumento desde o período em que a mulher engravida.

LER:   Qual a dor na barriga das pernas?

Qual a causa da prolactina alta?

Assim, a prolactina alta pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres e ser consequência da gravidez, síndrome dos ovários policísticos, estresse ou tumor na hipófise, por exemplo, podendo causar sintomas que podem variar de acordo com a causa.

Quais são as causas do aumento da produção de prolactina?

Segundo a médica, existem várias causas para o aumento da produção de prolactina. Entre as causas fisiológicas, ela cita: “Gestação, amamentação, estresse, atividade física, estímulo da mama e o uso de algumas medicações. A dopamina é um importante hormônio neurotransmissor relacionado com o humor e o prazer.

Qual a normalidade da prolactina no sangue?

Quanto aos valores de referência da prolactina, destacamos que o normal é de até 29 ng/mL (nanogramas por mililitro) no sangue. É importante identificar os valores de normalidade de cada laboratório, pois pode haver uma diferença entre os kits utilizados. Valores acima de 100 ng/mL sugerem o quadro de prolactinoma (tumor da hipófise).

Como detectar os níveis de prolactina?

Para detectar os níveis de prolactina, o médico especialista observa o histórico da paciente e solicita exames de sangues convencionais, que, por sua vez, medem a dosagem da prolactina no sangue e, caso haja suspeita de tumor, o paciente passa por uma ressonância magnética na hipófise.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo