Qual medico trata a sarcoidose?

Qual médico trata a sarcoidose?

A sarcoidose é uma doença de prevalência rara que atinge os pulmões. Pode ser assintomática mas pode também apresentar sintomas como febre, falta de apetite, falta de ar, tosse e dor torácica.

O que pode causar sarcoidose?

A causa da sarcoidose é desconhecida. Ela pode resultar de uma infecção ou de uma resposta anormal do sistema imunológico a uma substância encontrada no ambiente, como bolor ou mofo. Fatores hereditários parecem ser importantes. A sarcoidose geralmente surge em pessoas de 20 a 40 anos de idade.

O que é envolvimento hepático?

Trata-se de enfermidade sistêmica, portanto, pode atingir qualquer órgão ou sistema, devendo ser lembrada no diag- nóstico diferencial das doenças infecciosas, neoplásicas ou auto-imunes, isto porque, se diagnosticada corretamente, evita medicações ou cirurgias desnecessárias.

Como se caracteriza a sarcoidose?

A sarcoidose é uma doença que se caracteriza pela formação de pequenos aglomerados de células inflamatórias em diversas zonas do corpo. Estes grupos microscópicos de células são denominados granulomas e são particularmente comuns nos pulmões, nos gânglios linfáticos, na pele, nos olhos e no fígado.

LER:   Para que lado fica regiao Noroeste?

Como diagnosticar a sarcoidose?

A sarcoidose pode ser difícil de diagnosticar porque a doença provoca poucos sinais e sintomas em seus estágios iniciais. Quando os sintomas ocorrem, eles variam de acordo com sistema de órgãos afetados – sem contar que são muito similares aos sinais de outras doenças.

Por que a sarcoidose desaparece?

Para a maioria das pessoas com sarcoidose, a condição desaparece por conta própria sem consequências duradouras. Mas a sarcoidose também pode ser crônica, com longa duração, podendo evoluir para complicações de saúde em diversas partes do corpo. Confira:

Posso ser dispensado do tratamento de sarcoidose?

Caso não haja presença de sintomas, o paciente pode ser dispensado do tratamento – mesmo porque sarcoidose, muitas vezes, desaparece por conta própria. O monitoramento dos órgãos e tecidos afetados pela doença, no entanto, deve continuar mesmo que a pessoa não manifeste nenhum tipo de sinal ou sintoma.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo