Qual e a funcao da agua apos a excitacao do Fotossistema II pela luz?

Qual é a função da água após a excitação do Fotossistema II pela luz?

Fotólise da água A molécula de clorofila que perdeu seu elétron após a excitação pela energia luminosa, é capaz de substituí-lo por elétrons extraídos de moléculas de água. Com a remoção dos seus elétrons, a molécula de água decompõe-se em prótons (H+) e átomos livres de oxigênio (O).

Qual a função do Fotossistema 2?

Fotossistema II O P680 excitado é um bom doador de elétrons e pode transferir seu elétron excitado para o aceptor primário de elétron, a feofitina. O elétron será passado pela primeira parte da cadeia de transporte de elétrons fotossintética numa séria de reações redox ou de transferência de elétrons.

O que é o processo de fotólise da água?

A reação mais importante da fotossíntese é a fotólise da água, que ocorre na fase clara. Tal processo se inicia com a absorção de energia luminosa por moléculas de clorofila. Ao ter os elétrons removidos, as moléculas de água se decompõem em íons H+ e átomos livres de oxigênio.

O que causa a Fotoinibição?

A fotoinibição dinâmica é causada pelo desvio da energia luminosa, absorvida em direção a dissipação de calor. Por isso, o decréscimo em eficiência quântica. Tal decréscimo é temporário e a eficiência quântica pode retornar ao seu valor inicial mais alto, quando o fluxo fotônico decresce abaixo dos níveis de saturação.

LER:   Quais sao os principios do SUS no paism?

O que ocorre na fase luminosa da fotossíntese?

A fase luminosa ou fase clara é a primeira parte da fotossíntese, o processo utilizado pelas plantas para capturar e armazenar energia solar. Neste processo, a energia luminosa é convertida em energia química na forma de moléculas de ATP e NADP.

Quais as reações redox dos fotossistemas Ie II?

O fotossistema II absorve fótons emitindo elétrons de P680, oxidando a água (fotólise) e produzindo elétrons, prótons (H^+^+) e O_2_2. Dessa forma, a partir da energia do sol, formam-se ATP e NADH. Na fase clara, encontram-se dois sistemas de fluxo de elétrons, o fluxo não cíclico e cíclico.

Qual a principal diferença entre os fotossistemas 1 e 2?

Os dois principais complexos de proteínas da membrana com múltiplas subunidades diferem em seu comprimento de onda absorvente, onde o fotossistema I ou PS 1 absorve o comprimento de onda mais longo da luz que é de 700 nm, enquanto o fotossistema II ou PS 2 absorve o menor comprimento de onda da luz de 680 nm .

O que é fotólise da água Qual é a função desse processo é qual Fotossistema realiza?

A fotólise da água ocorre no fotossistema II, mediante ação de uma enzima, e apresenta como produto final do processo: dois elétrons, dois íons hidrogênio e um átomo de oxigênio. Os H+ são lançados no interior do espaço do tilacoide, do qual serão removidos em reações posteriores.

LER:   O que e demonstrado?

O que é o processo fotossintético?

O processo fotossintético tem início quando uma partícula de luz choca-se com uma molécula do pigmento verde (clorofila). A taxa fotossintética, ou seja, a intensidade de fotossíntese que a planta realiza, pode ser alterada pela quantidade de luz que ela recebe.

O que acontece com o oxigênio produzido pela reações dependentes de luz?

As reações fotodependentes usam energia luminosa para fazer duas moléculas necessárias para o próximo estágio da fotossíntese: a molécula armazenadora de energia ATP e o transportador de elétrons reduzido NADPH. Em plantas, as reações de luz ocorrem nas membranas dos tilacoides de organelas chamadas cloroplastos.

O que é fotorrespiração quais os seus efeitos sobre a fotossíntese líquida?

Desta competição, decorre uma diminuição da fotossíntese líquida, o que resulta num decréscimo de produtividade nas plantas C3. O ponto chave do processo está ligado à enzima rubisco presente nos cloroplastos. Ela pode promover a reação da RuBP tanto com o CO2 (função carboxilase) quanto com o O2 (função oxigenase).

O que ocorre na fotólise?

Fotólise é o processo de degradação de moléculas orgânicas por meio da radiação luminosa. Tal processo se inicia com a absorção de energia luminosa por moléculas de clorofila. Essa energia absorvida excita (energiza) elétrons de clorofila, os quais são transferidos para uma substância aceptora de elétrons.

LER:   Como o repolho roxo consegue indicar o pH?

Qual a função do fotossistema I é do II?

Os fotossistemas são complexos fotoquímicos conhecidos como fotossistemas I e II (PSI e PSII), que apesar de sua separação espacial trabalham em série, através do transporte de elétrons, para a realização das reações de armazenamento de energia da fotossíntese.

O que acontece na fase Fotoquimica?

A Fotoquímica é o processo químico da fotossíntese, ela utiliza a luz do Sol para as reações, por este motivo é que é chamada de “Reação de claro”. Na fotoquímica acontecem dois processos básicos: a fotólise da água e a fotofosforilação. A substância que sofre fotofosforilação na fotossíntese é o ADP, formando ATP.

O que acontece com a glicose produzida na fotossíntese?

A glicose produzida durante a fotossíntese pode ser transformada em amido ou, através de outras reações químicas, a planta pode produzir também proteínas, óleos, vitaminas, etc.

O que é a fotossíntese líquida?

Então sobe a fotossíntese bruta (capacidade total de CO2 fixado) e sobe, naturalmente, a fotossíntese “líquida” (diferença entre a fotossíntese bruta e a respiração, portanto, a energia restante na planta) também. Essa fotossíntese líquida que é, em síntese, a fotossíntese menos o que ela gasta para liberar energia.

O que seria a fotólise da água e qual sua principal função?

Na fotossíntese, um dos processos mais importantes é a fotólise da água associada à clorofila: neste processo, energia luminosa é utilizada para separar os átomos que compõem a molécula de água, libertando também elétrons que são depois usados para repor os perdidos pela clorofila na sua excitação.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo