Qual a meia-vida de uma substancia?

Qual a meia-vida de uma substância?

A meia-vida de uma substância em processo de decomposição equivale ao tempo necessário para ela se desintegrar pela metade. O conceito foi criado para descrever o decaimento de elementos radioativos, como urânio ou plutônio, mas também se aplica a substâncias que estão se desintegrando em uma taxa específica ou exponencial.

Como calcular a meia-vida?

Dá para calcular a meia-vida de qualquer substância, desde que se tenha a taxa de decaimento — que inclui a quantidade inicial da substância e a quantidade restante após um período de tempo específico. O que é a meia-vida? O termo “meia-vida” designa o tempo necessário para determinada substância se desintegrar pela metade.

Como é determinada a meia-vida?

Lembre-se de que a meia-vida sempre é determinada de forma simples, com a análise no gráfico, uma vez que se trata do tempo necessário para a redução de 50\% (da massa, da fração, etc.) do material radioativo. Exemplo: (Unicamp-SP) O césio 137 é um isótopo radioativo produzido artificialmente.

Como podemos determinar o tempo de meia-vida?

Assim, se conhecemos a meia-vida e o tempo de desintegração (representado por x), podemos afirmar por quantas meias-vidas um material passou até certo momento. Isso é feito por intermédio da relação abaixo: t = x . P Com esse conhecimento, podemos ainda determinar o número de átomos que resta após o período de meia-vida a partir da expressão:

Como obter a resolução da meia-vida?

Quando o cálculo da meia-vida envolve porcentagem, podemos utilizar a seguinte fórmula para obter a resolução: P o = porcentagem inicial de material radioativo que havia na amostra (sempre será 100\%); x= número de meias-vidas que se passaram. Exemplo: (UFPI) Um elemento radioativo tem um isótopo cuja meia-vida é 250 anos.

Para isso, basta dividir o tempo final pela meia-vida: 2o Passo: calcular a porcentagem de material radioativo após 1000 anos na fórmula a seguir: Quando o cálculo da meia-vida envolve fração, podemos utilizar a seguinte fórmula para obter a resolução:

Qual a duração de uma meia-vida?

Assim, ao final de 12 dias, teremos: Abaixo temos a fórmula da expressão geral usada para calcular a massa (m final) existente após x meias-vidas: Portanto, as meias-vidas transcorridas em 12 dias são 3. Para determinar a duração de cada meia-vida, aplicamos uma regra de três:

Portanto, uma meia-vida longa indica decaimento radioativo rápido, enquanto uma meia-vida curta indica um dia radioativo lento. A meia-vida de algumas substâncias não pode ser determinada, pois pode levar milhões de anos para sofrer deterioração radioativa.

LER:   Por que beber agua fria faz mal a sua saude?

Qual é o termo meia-vida?

O Termo meia-vida é apropriado devido à natureza exponencial e quântica do decaimento radioativo, o que torna impossível prever exatamente quando um único átomo de material radioativo se desintegrará.

Qual a duração da meia-vida?

A meia-vida vale não só para a redução do número de mol do isótopo radioativo, mas também para o número de átomos. Além disso, esse período de semidesintegração varia para cada elemento, podendo ir desde frações de segundos até bilhões de anos. Veja alguns exemplos na tabela a seguir:

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo