Quais tipos de transplante de medula ossea?

Quais tipos de transplante de medula óssea?

Existem dois tipos principais de transplante de medula: autólogo e alogênico. No transplante autólogo, as próprias células-tronco hematopoiéticas do paciente são removidas antes que a quimioterapia ou radioterapia de alta dose seja administrada, e, então, são armazenadas para posterior uso.

O que é um transplante de medula óssea?

O transplante é a substituição de células doentes de medula óssea por células saudáveis. A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por ‘tutano’. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue, por isso, a medula óssea é considerada a fábrica do sangue.

Qual é o transplante de medula óssea?

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas e consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável.

LER:   Qual o papel do enfermeiro relacionado a avaliacao de um espaco fisico?

Como é feito o transplante de medula?

Essas células são então congeladas e guardadas até que o transplante de medula possa ser feito. O transplante é feito através de um processo muito semelhante à transfusão de sangue, em que o médico utiliza um cateter, que é um fino tubo, para introduzir as células retiradas do dador na corrente sanguínea.

Como fazer um transplante de medula alogênica?

Transplante de medula alogênico: as células a ser transplantadas são retiradas de um doador saudável, que deve fazer exames de sangue especiais para garantir a compatibilidade das células, que depois serão transplantadas para um paciente compatível.

Como é o transplante de medula autólogo?

Transplante de medula autólogo ou “auto-transplante”: é usado principalmente em pessoas que precisam fazer radioterapia ou quimioterapia. Consiste em retirar células saudáveis da medula antes de iniciar o tratamento e, depois, injetá-las novamente no organismo, após os tratamentos, para permitir a criação de mais medula saudável.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo