Quais excipientes sao responsaveis pela efervescencia dos comprimidos ou sais efervescentes?

Quais excipientes são responsáveis pela efervescência dos comprimidos ou sais efervescentes?

Em princípio, qualquer ácido poderia produzir efervescência, porém as fontes tradicionais de matérias-primas ácidas são os ácidos orgânicos, ácido cítrico e tartárico, em proporção de 1:2.

Quais são as características dos pós efervescentes?

As formas farmacêuticas efervescentes apresentam à vantagem de correção do paladar, devido a liberação de CO2 que ajudam a mascarar sabores salgados e amargos.

Como é feito o comprimido efervescente?

A fórmula do comprimido efervescente pode variar de acordo com o remédio, mas os ingredientes básicos são, normalmente, um ácido orgânico e uma base carbonada. As características bolhinhas são o resultado do contato do tablete com a água, o que gera várias reações químicas.

Quais são as características principais da forma farmacêutica pós?

Pós são formas farmacêuticas sólidas constituídas por um ou mais princípios ativos, adicionados ou não de adjuvantes, pulverizados e misturados homogeneamente. Apresentam vantagens como: Viabilidade de obtenção de outras formas farmacêuticas (comprimidos, drágeas, cápsulas, suspensões, pomadas, soluções);

LER:   Qual a idade para se formar?

Quais são as principais características de um comprimido?

COMPRIMIDO. Forma farmacêutica sólida contendo uma dose única de um ou mais princípios ativos, com ou sem excipientes, obtida pela compressão de volumes uniformes de partículas. Pode ser de uma ampla variedade de tamanhos e formatos, apresentar marcações na superfície e ser revestido ou não.

Quais são os fatores que devem ser levados em consideração para o teste de dissolução?

Vários são os fatores que devem ser levados em consideração no desenvolvimento de um teste de dissolução para essas formas: mecanismo de liberação do fármaco, propriedades físico-químicas e farmacocinéticas, variabilidades nas condições in vivo como presença de alimentos no TGI e horário de administração (Khan, 1996). 44

Por que os testes de dissolução fazem parte de uma monografia farmacêutica sólida?

Apesar de terem sido introduzidos inicialmente como uma forma de caracterizar o perfil de liberação de fármacos pouco solúveis, atualmente os testes de dissolução fazem parte das monografias de quase todas as formas farmacêuticas sólidas (Khan, 1996).

Quais são os métodos dependentes à comparação de perfis de dissolução?

Alguns métodos modelo dependentes aplicáveis à comparação de perfis de dissolução são ordem zero, primeira ordem, Hixson-Crowell, Higushi, quadrático, Weibull, Gompertz, Baker-Lonsdale, Korsmeyer-Peppas e modelos de logística, a partir dos quais pode-se construir um intervalo de confiança (Polli, 1996; Costa, 2001). 52

Como fazer teste de desintegração?

O teste de desintegração é conduzido usando o desintegrador. Embora existam pequenas variações nas diferentes farmacopeias, a construção básica e o funcionamento do aparelho permanecem os mesmos. O aparelho consiste em uma cesta feita de polivinil transparente ou de outros materiais plásticos.

O que é o teste de desintegração?

O teste de desintegração é feito para descobrir quanto tempo leva para o comprimido se desintegrar completamente. O tempo de desintegração é uma medida de qualidade, porque, por exemplo, se o tempo de desintegração for muito longo, isso significa que a formulação sólida ficou muito comprimida.

O que é desintegração de medicamentos?

Uma forma que tem se tornado comum de ingerir medicamentos é o método de desintegração oral, aquele que se dissolve na boca. Ao contrário das cápsulas e comprimidos, ele não necessita da ajuda da água ou mastigação para ser engolido.

Qual é a causa da efervescência observada?

A efervescência ocorre quando os reagentes são substâncias não gasosas e o gás produzido na reação é pouco solúvel e menos denso do que a solução líquida. A liberação de gás nessas reações agita o líquido, fazendo com que o comprimido seja dissolvido de forma mais rápida.

LER:   O que faz a pessoa suar muito a noite?

Como fazer teste de friabilidade?

O teste de friabilidade Os comprimidos amostrados são então colocados no tambor, que é encaixado no eixo de rotação. O tambor deve completar 100 voltas a 25rpm. Os comprimidos são removidos, a poeira aderida à superfície deve ser retirada e então a amostra é novamente pesada. Geralmente o teste é feito somente uma vez.

O que é o teste de friabilidade?

Pelo teste de friabilidade verifica-se quanto pó se solta pelo movimento dos comprimidos. Isso porque, durante o transporte, os comprimidos vêm dentro de um blister e acabam chacoalhando. Porém, eles não podem perder muito de seu material, há um limite de perda para a friabilidade.

O que é a desintegração?

substantivo feminino Decomposição; separação ou aniquilamento da coesão, da integridade ou da composição de; ação de desfazer alguma coisa: desintegração da União Soviética. Física Nuclear. Ação de transformar o núcleo de um átomo em outro núcleo.

O que vem a ser o teste de dissolução e qual a sua importância no Controlede qualidade de um medicamento?

O teste de dissolução é um ensaio físico in vitro, onde é possível determinar a quantidade liberada do fármaco no meio de dissolução, quando submetido a condições experimentais controladas e aparelhagem específica, como por exemplo o volume do meio, aparatos, rotação, temperatura e tempo.

O que é Dissolutor?

Este aparelho é utilizado para a verificação do tempo de dissolução de comprimidos e a quantificação de princípios ativos, liberados em meio apropriado, dentro de um período de tempo especificado, segundo a monografia de cada produto, descritas nas metodologias pertinentes (Farmacopéias).

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo