O que e palavra platônica?

O que é palavra platônica?

Popularmente, o termo platônico passou a ser utilizado com o significado de algo ideal ou casto, sem interesses materiais. …

Qual era a principal ideia do platonismo?

Platonismo é a corrente filosófica criada por Platão, pensador influenciado por Sócrates e considerado um dos mais importantes da Grécia Antiga (428 a.C. 347 a.C). Com uma teoria idealista, o filósofo acreditava que quanto mais pensada uma ideia, mais chances teria para concretizá-la.

Qual a classe gramatical da palavra platônico?

adjetivo Que tem relação com o sistema ou com a filosofia de Platão. A palavra platônico deriva do grego “platonikos”, com sentido de relativo ao filósofo grego Platão.

Como acabar com a paixão platônica?

Se a paixão platônica começar a causar algum sofrimento, procure ajuda de pessoas em quem confia. Externando esse sentimento, fica mais fácil pensar sobre ele racionalmente, além disso, seus amigos também te ajudarão a voltar à realidade.

LER:   Qual a distancia do planeta mais proximo da Terra?

Qual é a teoria das ideias de Platão?

A teoria das ideias está no centro das respostas de Platão para essas questões. A alegoria ou mito da caverna, que vamos conhecer em seguida, é uma maneira que o filósofo encontrou de explicar, através de uma metáfora, essa teoria. No livro A República, Platão conta uma alegoria para ilustrar vários aspectos de seu pensamento.

Quem é Platão e Aristóteles?

Platão e Aristóteles, Platão defendia o Inatismo, Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, A teoria Plâtonica.

Quais são os paradoxos de Platão?

Segundo Giovanni Reale e Dário Antiseri, Platão desenvolve ainda dois paradoxos que têm estrita relação coma alma: a “fuga do corpo” e “ a fuga do mundo”. O primeiro é desenvolvido na obra platônica Fédon, em que a alma deve se desprender ao máximo corpo. Sendo assim, o verdadeiro filósofo anseia pela morte, pois

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo