O que e biorremediacao e fitorremediacao?

O que é biorremediação e fitorremediação?

A biorremediação consiste no uso de microrganismos capazes de transformar contaminantes em substâncias menos tóxicas, e pode ocorrer tanto in situ, quanto ex situ. A fitorremediação é um método de descontaminação in situ que envolve mecanismos como a fitoextração, fitotransformação, fitoestimulação e fitoestabilização.

Qual dos seguintes exemplos é um processo de biorremediação *?

Um exemplo notório onde a biorremediação pode ser utilizada é na contaminação (dos solos ou recursos hídricos) por petróleo e seus derivados.

Como pode ser utilizada a biorremediação?

A biorremediação pode ser utilizada em locais onde ocorreram desastres ambientais, como derramamento de petróleo no mar, vazamento de combustíveis, de esgoto ou de outras substâncias nocivas originadas de resíduos e efluentes industriais em áreas contaminadas, como solo, águas subterrâneas, rios, lagos, mar, aterros, entre outros.

Quais são as técnicas de Biorremediação in situ?

Entre as principais técnicas de biorremediação in situ, destacam-se: atenuação natural: também é conhecida como biorremediação intrínseca ou passiva. Nesse caso, a recuperação da área ocorre mais lentamente, e o monitoramento se arrasta por um bom tempo;

LER:   Qual a composicao dos meios de cultura?

Como é feita a remediação ambiental?

A chamada remediação ambiental consiste em um conjunto de medidas destinadas a recuperar áreas contaminadas. Isso é feito por meio da eliminação das fontes geradoras de poluição, dos riscos à população e pela diminuição do nível de contaminação da água e do solo.

Como é feita a remediação de áreas contaminadas?

Em operações ex situ de remediação de áreas contaminadas, é feita a escavação do local afetado para remover os resíduos tóxicos, que serão transportados para tratamento antes da destinação final. Na remediação ex situ, os resíduos contaminados seguem para:

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo