O que corta efeito da PEP?

O que corta efeito da PEP?

O uso de bebidas alcoólicas durante o uso da PEP não corta o efeito do medicamento. O problema para qual sempre alertamos é que o uso de ambos aumenta o risco de hepatite, pois aumenta a toxidade do fígado, por isso quanto menos beber melhor.

Quanto tempo pode tomar o PEP?

Na PEP os medicamentos antirretrovirais para HIV devem ser tomados durante 28 dias, sem interrupção, sob orientação médica após avaliação do risco. O início desse tratamento deve ser iniciado, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo 72 horas.

O que fazer se esquecer de tomar a PEP?

Esquecer um dia apenas a PEP não tem problemas. Não causa maiores problemas. A questão é tentar não esquecre mais doses, para obter o efeito protetor necessário. Se esqueceu apenas uma dose não há maiores cuidados a serem tomados ou preocupações.

LER:   Como tratar prognatismo mandibular?

Qual a indicação da PEP?

Mas se a pessoa fonte tiver se exposto ao risco de contrair HIV nos últimos 30 dias, a pessoa que acabou de se expor tem a indicação da PEP, pois o teste da pessoa fonte pode ter dado negativo por causa da janela imunológica (a pessoa se infectou há tão pouco tempo, que ainda não apareceu no exame).

Quando é recomendado o tratamento preventivo para PEP?

O tratamento preventivo deve ser mantido por 28 dias. Quando indicado, ele será ainda continuado por seis meses, com testagem para outras Doenças Sexualmente Transmissíveis ( DST ), como sífilis, hepatite B e hepatite C. Como todo e qualquer medicamento, a PEP pode (ou não) causar efeitos adversos a quem a toma.

Como funciona a PEP para o HIV?

A PEP também está indicada nos casos de violência sexual e acidente ocupacional. Como funciona a PEP para o HIV? Ela funciona tentando evitar que o HIV alcance o sistema imunológico, se reproduza e se dissemine, usando os medicamentos antirretrovirais.

Como é a profilaxia pós-exposição?

A PEP – Profilaxia Pós-Exposição – é o uso de medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o HIV em situações como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico).

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo