Como se forma uma cratera?

Como se forma uma cratera?

Cratera (do grego κρατήρας, transl. kratí̱ras, “vaso”) é uma depressão existente no solo de qualquer corpo celeste. É caracterizada por bordas elevadas do que o terreno que as cerca. Pode ser provocada pelo impacto de um meteorito ou asteroide com a superfície de um planeta, satélites ou outros asteroides.

Qual o significado de cratera lunar?

Crateras lunares são crateras no solo da Lua. A superfície da Lua é quase que completamente coberta de crateras, a maioria das quais formadas por grandes impactos.

Como surgiu a cratera?

Naquela época, só se relatavam os sucessos, não os fracassos. Portanto, se a população local fizesse algo errado, ninguém queria que essa informação vazasse”, explica ele à BBC. Como a cratera surgiu em um deserto remoto, o impacto do ocorrido era mínimo.

Quando começou a queimar a cratera?

De acordo com geólogos turcomenos, a enorme cratera se formou na década de 1960 e começou a queimar na década de 1980. “Há inclusive controvérsia sobre se ela foi incendiada acidentalmente, como pela queda de um raio, ou se foi intencional”, diz Kourounis.

LER:   Onde moram os gambas?

Quando fui capaz de ver a borda da cratera?

“Quando fui capaz de ver pela primeira vez e caminhar até a borda, e o vento desértico e quente vindo da cratera me atingiu no rosto, senti que aquele era o tipo de lugar de onde poderia sair o próprio Satanás, com tridente e tudo”, diz o explorador canadense George Kourounis à BBC.

Quando foi descoberta a cratera do Outback australiano?

Localizada no coração do outback australiano, esta cratera de 300 mil anos já foi até cenário de um filme de terror batizado com seu nome. Com mais de 900 metros de diâmetro, ela só foi descoberta por europeus em 1947 por meio de um levantamento aéreo, mas há séculos já era bem conhecida pelas comunidades aborígenes locais.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo