Como saber a idade ossea de uma pessoa?

Como saber a idade óssea de uma pessoa?

A radiografia de mãos e punhos é o exame mais avançado e assertivo para determinar se a idade óssea da criança é compatível com sua idade cronológica. Se identificado algum atraso ou adiantamento (menos frequente), o endocrinologista deve investigar o motivo.

O que significa ter idade óssea adiantada?

A idade óssea representa o grau de maturação dos ossos e, portanto, o quanto do crescimento já ocorreu. Seu avanço indica que o potencial de crescimento futuro está reduzido. Frequentemente, isso está relacionado à antecipação puberal ou ao excesso de peso (sobrepeso ou obesidade).

O que é idade óssea atrasada?

A idade óssea atrasada está na maioria das vezes relacionada com a diminuição da produção do hormônio do crescimento, também conhecido como GH, porém outras situações hormonais também podem provocar a idade óssea atrasada, como hipotireoidismo, síndrome de Cushing e doença de Addison, por exemplo.

LER:   Como ocorre o efeito de tunelamento?

Quando deve-se avaliar a idade óssea?

Caso a idade óssea esteja atrasada mais de 1-2 anos em relação à idade cronológica, deve-se avaliar se há algum problema de saúde que esteja interferindo no crescimento e desenvolvimento da criança ou adolescente. Uma avaliação pelo Endocrinologista Pediátrico deverá, então, ser realizada.

Por que o atraso na idade óssea?

Mauro Scharf, endocrinologista da CDPI, comenta que o atraso na Idade Óssea pode ser causado por vários fatores, dentre eles causa familiar, hipotireoidismo (atraso muito intenso), desnutrição prolongada, doenças crônicas de um modo geral, Síndrome de Down, deficiência de hormônio de crescimento, dentre outros.

Como manter os ossos fortes na vida adulta?

Para manter ossos e músculos fortes na vida adulta é recomendada a prática de exercícios físicos de três a quatro vezes na semana.

Por que devemos cuidar dos ossos?

Por esses e muitos outros motivos é vital atentar-se a saúde dos ossos, e o quanto antes se começar, maior a garantia de que se terá uma velhice tranquila e saudável. E para ter ossos fortes e saudáveis, os cuidados são necessários em todas as fases de vida, ou seja, crianças, adultos e idosos devem cuidar da saúde óssea.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo