Como polimorfismos geneticos podem afetar o metabolismo de um medicamento?

Como polimorfismos genéticos podem afetar o metabolismo de um medicamento?

O polimorfismo genético foi abordado sob a ótica da farmacodinâmica devido o destino de uma droga no organismo depender de diversos fatores, tais como: taxa de absorção, ligação a proteínas plasmáticas, distribuição para os tecidos, interação fármaco-receptor, metabolização e excreção assim, através de processos de …

Qual o objeto de estudo da farmacogenética?

RESUMO: A farmacogenética tem por objetivo a identificação de diferenças genéticas entre indivíduos que possam influenciar a resposta à terapêutica farmacológica, melho‑ rando a sua eficácia e segurança.

Qual efeito farmacocinético do polimorfismo de drogas?

O polimorfismo impacta diretamente na produção de fármacos no estado sólido, uma vez que altera a biodisponibilidade comprometendo assim a velocidade de dissolução e a absorção (LOZANO LS, 2005).

LER:   Como as queimadas afetam o ciclo da agua?

Como os SNPs se relacionam a farmacogenética?

Além de relativamente frequentes, há evidências de que as SNPs em genes codificadores de proteínas transportadoras, enzimas que metabolizam medicamentos ou da biossíntese e reparo do ADN, poderiam modificar a eficácia dos fármacos e sua toxicidade (INGELMAN-SUNDBERG, 2001).

Qual a ligação entre polimorfismo genético e farmacogenética?

A farmacogenética é uma área da farmacologia clínica que estuda como diferenças genéticas entre indivíduos podem afetar as respostas às drogas. Neste sentido, polimorfismos genéticos em enzimas metabolizadoras, transportadores ou receptores contribuem para as variações nas respostas a medicamentos.

O que seria o polimorfismo de fármacos?

Na indústria farmacêutica, o polimorfismo é considerado um parâmetro fundamental na fabricação de um medicamento porque a obtenção de um fármaco sob uma ou outra forma cristalina implica nas propriedades físico-químicas desta substância as quais irão afetar diretamente a biodisponibilidade ou cinética ao invés de …

Qual o efeito do polimorfismo para o fármaco Novobiocina?

Segundo Mullins e Macek (1969) que estudaram as propriedades farmacológicas de dois polimorfos da novobiocina identificaram que a forma cristalina deste fármaco não é farmacologicamente ativa devido à conversão da forma amorfa solúvel na forma cristalina menos solúvel e inativa.

LER:   Como descrever as informacões de um grafico?

O que é a farmacogenética?

Farmacogenética diz respeito às variações na resposta a fármacos decorrentes da constituição genética. A atividade das enzimas metabolizadoras de fármacos, em geral, varia muito entre indivíduos sadios, tornando o metabolismo amplamente variável.

Qual a taxa de metabolismo do fármaco?

Nesses casos, denominados eliminação de primeira ordem (ou cinética), a taxa de metabolismo do fármaco é uma fração constante do fármaco remanescente no corpo (o fármaco tem meia-vida específica).

Quais são as reações de biotransformação metabólica?

Muitas das reações de biotransformação metabólica levando a metabólitos inativos de fármacos também geram metabólitos biologicamente ativos de compostos endógenos. 3 Fatores que alteram o metabolismo dos fármacos.

Quais são os órgãos envolvidos na biotransformação dos fármacos?

Os sistemas enzimáticos envolvidos na biotransformação dos fármacos estão localizados no fígado, embora qualquer tecido examinado tenha alguma atividade metabólica. Outros órgãos com capacidade metabólica importante são o trato digestivo, os rins e os pulmões.

Qual a atividade das enzimas que metabolizam os fármacos?

A atividade da maioria das enzimas que metabolizam os fármacos pode ser modulada pela exposição a certos compostos exógenos. Em alguns casos, pode tratar-se de um fármaco, que, se administrado concomitamente com um segundo agente, leva à interação entre os fármacos.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo