Como forma de controle Autocida podemos citar a tecnica do inseto esteril como esta tecnica pode ser usada no controle de pragas?

Como forma de controle Autocida podemos citar a técnica do inseto estéril como esta técnica pode ser usada no controle de pragas?

A Técnica do Inseto Estéril -TIE  Controle autocida ou genético, onde a praga é empregada para seu próprio controle; Consiste na liberação de grande número de machos estéreis no ambiente para cruzar com fêmeas férteis selvagens da mesma espécie.

Em que consiste a técnica do inseto estéril tie?

Segundo a IPPC (FAO, 2005), a TIE é definida como ―método de controle de pragas usando liberações inundativas de insetos estéreis em grandes áreas visando reduzir a fertilidade de uma população selvagem da mesma espécie‖ (DYCK et al., 2005; MASTRANGELO, 2009).

LER:   O que e chamado de fuso horario?

O que é esterilização híbrida?

Controle genético: Controle através da esterilização híbrida. É a conhecida técnica do inseto estéril, onde machos da praga são produzidos em laboratório e quando liberados no campo, ao encontrarem as fêmeas são se reproduzem. Assim a população da praga é reduzida.

O que é controle genético de pragas?

Controle Genético Consiste na manipulação do genoma dos insetos para modificar o potencial reprodutivo da praga, o qual é conhecido como Técnica do Inseto Estéril – TIE. Você já deve ter ouvido falar sobre o controle do mosquito da dengue, Aedes aegypti, com liberações de machos estéreis.

O que é o manejo integrado?

O manejo integrado de pragas (MIP) é definido como “uso de táticas de controle, isoladamente ou associadas harmoniosamente, numa estratégia baseada em análises de custo/benefício, que levam em conta o interesse e/ou o impacto sobre os produtores, sociedade e o ambiente” (Kogan, 1998).

Quais foram os métodos de controle de insetos estéreis?

Em paralelo com a liberação de insetos estéreis, foram utilizados outros métodos de controle, como: aspersões de inseticidas com proteínas, destruição dos frutos infestados e armadilhas, proporcionando uma redução da área infestada de 3,1 milhões de hectares em 1979 para 0,35 milhões em 1981 (WALDER, 2000).

LER:   Quais acões podem minimizar os impactos negativos da exploracao de petroleo?

Qual o conceito de liberação de insetos estéreis?

Em 1955, o Dr. Knipling propôs o conceito de liberação de insetos estéreis para controlar populações de pra- gas de importância agrícola, também considerado um tipo de controle autocida ou genético, no qual a praga é utilizada para seu próprio controle (WALDER, 2000) e que serviu como modelo para o controle de insetos de 3

Como os esterilizantes químicos eram utilizados para o controle de insetos?

Até a década de 70, os esterilizantes químicos mais utilizados em pesquisas laboratoriais para o controle de insetos eram agentes alquilantes e nitrofuranos. Entretanto, devido aos efeitos mutagênicos, carcinogênicos e indutores de esterilidade sexual em mamíferos, sendo considerada inviável sua aplicação prática (LABRECQUE; KELLER, 1965).

Quais são as substâncias que causam esterilidade nos insetos?

Exemplos de quimioesterilizantes: agen- tes alquilantes, antimetabólitos, organotinas, antibióticos, alcaloides, triazina e outros (DYCKet al.,2005; SA- ZAKI, 2006). De acordo com MEYER(2003), são conhecidas cerca de 400 substâncias químicas que causam esterilidade reprodutiva nos insetos.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo