Como e feito o diagnostico da sinusite?

Como é feito o diagnóstico da sinusite?

O diagnóstico da sinusite deve ser feito por um otorrinolaringologista e, normalmente, é feito apenas com a observação dos sintomas e palpação dos seios nasais para avaliar se existe sensibilidade nessa região. Porém, o médico também pode pedir outros exames mais específicos como:

Como Prevenir a sinusite?

Dá para prevenir a sinusite? Nem sempre é possível evitar a sinusite, assim como nem sempre conseguimos afastar uma gripe ou resfriado. Mas você pode adotar algumas condutas para reduzir o número de crises, a gravidade e ainda evitar que ela se torne crônica.

Por que a sinusite é provocada?

Geralmente, a sinusite é provocada pelo vírus Influenza e, por isso, é muito comum durante crises de gripe, mas também pode surgir devido ao desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais, que ficam presas no interior dos seios nasais, como acontece após alergias.

LER:   Quais as causas da pobreza no Nordeste?

Quando a sinusite se repete?

Nos casos em que a sinusite é recorrente, ou seja, se repete, ou quando há complicações, e até quando a sinusite se torna crônica, o especialista poderá indicar a realização de tomografia computadorizada dos seios da face, assim como de ressonância magnética.

Como evitar a sinusite?

Para evitar a sinusite na sequência de uma alergia ou constipação é importante recorrer a descongestionantes orais e não a sprays nasais. Se estes forem utilizados convém que o sejam durante curtos períodos de tempo.

Qual a prevalência da sinusite?

Muitos médicos defendem que esta patologia é uma complicação da rinite, pois a alergia leva a uma inflamação da mucosa nasal, com obstrução dos seios perinasais e com compromisso da sua oxigenação e drenagem. Um estudo realizado em Coimbra revelou uma prevalência de sinusite de 27\%.

O que é a sinusite alérgica?

Os casos de sinusite alérgica geralmente são os mais difíceis de tratar, porque muitas vezes é difícil identificar o que está causando a alergia. Nesses casos, é comum que a pessoa fique com uma sinusite crônica, que acontece quando os sintomas duram por mais de 3 meses. Entenda melhor o que é a sinusite crônica e quais as opções de tratamento.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo