Como a proteina BCR ABL influencia as via de sinalizacao?

Como a proteína BCR ABL influencia as via de sinalização?

A expressão do gene BCR-ABL produz uma proteína quimérica com atividade tirosina-quinase (TK) anormal, o que ocasiona a amplificação das vias de sinalização reguladoras do processo hematopoiético.

O que é BCR em imunologia?

O receptor de antígeno da célula B (BCR) (Figura 2) é uma forma de anticorpo ligada à membrana que a célula B passa a produzir, após sua ativação e diferenciação em célula plasmática.

Onde ocorre a maturação do linfócito B?

LINFÓCITOS B As células que vão se diferenciar em LB permanecem na medula óssea durante sua maturação e os LB maduros deixam a medula e entram na circulação, migrando para os órgãos linfoides secundários1,2,3 (Figura 1).

Como ocorre a maturação dos linfócitos B?

A maturação dos linfócitos B tem início a partir das células pró-B que expressam três genes, TdT, RAG1 e RAG2, que comandam a recombinação gênica necessária para a produção de imunoglobulinas.

LER:   Quais sao as proteses de joelho?

Como o imatinibe interrompe a atividade da proteína Bcr-ABL?

O imatinibe inibe também outras proteínas de sinalização, incluindo o receptor do fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGFR) e o c-Kit, mas não inibe outras tirosinas quinases como as da família Src quinase e a mutação T315I de Abl.

Por que a proteína de fusão BCR-ABL causa principalmente leucemia mieloide crônica?

A troca do DNA entre os cromossomos leva à formação do oncogene BCR-ABL que produz a proteína BCR-ABL, denominada tirosina quinase. Esta proteína faz com que células da leucemia mieloide crônica cresçam e se reproduzam fora de controle.

O que é Ctls Imunologia?

Linfócito T citotóxico (LTC) ou Linfócito T Killer é um linfócito estimulado pela timosina (por isso chamado de timo-dependente) para desenvolver a capacidade de matar células que exibem antígenos específicos identificados como ameaças ao corpo por outras células do sistema imune.

O que é APC em imunologia?

As células apresentadoras de antígenos profissionais (APCs do inglês Antigen Presenting Cells) são células do sistema imunológico que são especializadas em apresentar um antígeno para uma célula T. Os tipos principais das APCs profissionais são células dendríticas (DC), macrófagos e células B.

LER:   Qual a caracteristica da hepatite B?

Onde se originam os linfócitos?

Todos os linfócitos se originam na medula óssea vermelha, mas os linfócitos T completam a sua maturação no timo, enquanto os linfócitos B saem da medula já como células maduras. Por esse motivo, a medula óssea e o timo são chamados órgãos linfoides centrais.

Quem produz linfócitos?

O baço produz os linfócitos e outras células do sistema imunológico que atuam no combate das infecções, além disso, armazena as células saudáveis do sangue ​​e filtra as células sanguíneas danificadas, bactérias, e outros resíduos celulares. Medula óssea.

Como ocorre a diferenciação dos linfócitos B?

A principal função das células B é a produção de anticorpos contra antígenos. Após sua ativação os linfócitos B podem sofrer diferenciação em plasmócitos ou células B de memória. Ao passo que os linfócitos B desenvolvem-se nesses tecidos, os chamados linfócitos T desenvolvem-se usualmente no timo.

Como ocorre a ativação do linfócito T?

A ativação dos linfócitos T se dá a partir do reconhecimento do antí- geno em conjunto com outros estímulos de ativação. Após esta ativação, os lin- fócitos T secretam citocinas, proliferam (chamado de expansão clonal) e dife- renciam em células efetoras.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo