Índice
- 1 Quanto ao aspecto social quais semelhanças e diferenças entre Piaget e Vygotsky?
- 2 Qual é a diferença entre o construtivismo E o que é Socioconstrutivismo?
- 3 Qual a concepção de desenvolvimento infantil e aprendizagem adotada pelos teóricos Piaget e Vygotsky explique as bem como sua relevância para a educação infantil?
- 4 Qual a diferença entre construtivismo e socioconstrutivismo?
- 5 Qual a diferença da escola tradicional e construtivista?
- 6 Qual a semelhança entre Piaget e Vygotsky?
- 7 Quais são as principais semelhanças e diferenças entre o Cognitivismo e construtivismo?
- 8 Quais as principais diferenças entre o behaviorismo e o Cognitivismo?
- 9 Qual a diferença entre as ideias de Erikson e Freud sobre o desenvolvimento da personalidade no primeiro ano de vida?
Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios. Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social.
Qual espaço podemos considerar que seja um ponto em comum entre as abordagens de Piaget e Vygotsky?
A importância do ambiente no desenvolvimento cognitivo pode ser considerada como ponto em comum entre as abordagens de Piaget e de Vygotsky, pois, para ambos, é a partir da experiência, da ação sobre o meio, que a criança se desenvolve.
Qual é a diferença entre o construtivismo E o que é Socioconstrutivismo?
Enquanto o construcionismo social foca nos aprendizados que seriam criados por interações sociais de grupos, o socioconstrutivismo foca no aprendizado do indivíduo que acontece como resultado de sua interação com um grupo.
Quais são as semelhanças e diferenças entre construtivismo e Cognitivismo?
No quesito emoção, os cognitivistas afirmam que as emoções são derivadas dos padrões de pensamento, pautadas nas crenças, direcionando a maneira como as pessoas interpretam a situação. Para o construtivismo, as emoções não são nem racionais, nem irracionais, mas sim adaptativas por natureza.
Qual a concepção de desenvolvimento infantil e aprendizagem adotada pelos teóricos Piaget e Vygotsky explique as bem como sua relevância para a educação infantil?
Para Piaget, a criança se apodera de um conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar. Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do individuo com o mundo está sempre mediado pelo outro.
O que se refere à relação entre desenvolvimento e aprendizagem na teoria de Piaget é incorreto afirmar?
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1 · No que se refere a relação entre desenvolvimento e aprendizagem na teoria de Piaget é INCORRETO afirmar: Resposta Marcada : Vygotsky, estrutura sua explicação do desenvolvimento cognitivo e afetivo fundado na ação impulsionada por um motivo, que se traduz sempre sob a forma de uma …
Qual a diferença entre construtivismo e socioconstrutivismo?
Qual a diferença do construtivismo para o Sociointeracionismo?
De uma perspectiva construtivista que considera que o movimento de aprendizagem se dá do interno para o externo, passamos a considerar o sociointeracionismo, em que o primeiro movimento no desenvolvimento cognitivo ocorre externamente ao indivíduo e depois é internalizado.
Qual a diferença da escola tradicional e construtivista?
Enquanto que nas escolas tradicionais o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala, o método construtivista se trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive. A abordagem tradicional é muito comum no ensino.
O quê Piaget Vygotsky e Wallon têm em comum?
Entende-se, assim, que Piaget, Vygotski e Wallon partilham a ideia de que o sujeito, para conhecer, construir cultura e se constituir em uma pessoa, precisa interagir com o objeto e, nessa interação, ambos sujeito e objeto acabam por se constituir mutuamente.
Qual a semelhança entre Piaget e Vygotsky?
Do que foi visto é possível afirmar que tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conhecer o processo de desenvolvimento.
Como as teorias de Piaget Vygotsky e Wallon contribuem na educação contemporânea?
Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva ética. Vygotsky, pela perspectiva cultural e Wallon, pela perspectiva cultural e afetiva. Para Piaget, o processo de pensamento é resultado dos esquemas; a linguagem é resultado do desenvolvimento dos processos mentais.
Quais são as principais semelhanças e diferenças entre o Cognitivismo e construtivismo?
Quais as concepções de desenvolvimento infantil e aprendizagem adotadas pelos teóricos Piaget e Vygotsky explique as bem como sua relevância para a educação infantil?
Para Vygotsky está claramente associada ao pensamento e indica que a trajetória da criança vai dos processos socializados para os processos internos. Desta forma, podemos dizer que para Vygotsky, o desenvolvimento é um processo que se da de fora para dentro, já para Piaget, o desenvolvimento se da de dentro para fora.
Quais as principais diferenças entre o behaviorismo e o Cognitivismo?
Os behavioristas reconhecem a existência do pensamento mas este é identificado como um comportamento. Os cognitivistas argumentam que o modo como as pessoas pensam tem impactos sobre seu comportamento; portanto, o modo de pensar não pode ser um comportamento em si.
O que é Cognitivismo e construtivismo?
Ele defende que o conhecimento é construído a partir da interação entre os sujeitos e o meio, devendo o professor atuar como um mediador e orientador desse processo, e não como o único detentor do poder de ensinar, responsável por apenas passar o conhecimento para os alunos.
Qual a diferença entre as ideias de Erikson e Freud sobre o desenvolvimento da personalidade no primeiro ano de vida?
Como Freud, Erikson acredita que a personalidade se desenvolve em uma série de etapas predeterminadas. Ao contrário de teoria dos estágios psicossexuais de Freud, a teoria de Erikson descreve o impacto da experiência social ao longo de toda a vida.
Qual era a teoria de Erik Erikson?
Segundo Erikson, o adolescente que adquire a sua identidade é aquele que se torna fiel a uma coerente interação com a sociedade, a uma ideologia ou profissão, que é também uma tarefa deste estágio. A fidelidade permite ao indivíduo a devoção a uma causa – compromisso com certos valores.