Qual movimento terrestre e responsavel pelo efeito Coriolis?

Qual movimento terrestre é responsável pelo efeito Coriolis?

Isto ocorre porque a força de Coriolis provém da rotação da Terra sobre seu eixo, que produz uma rotação do sistema de referência fixo à Terra. A rotação do nosso sistema de referência é máxima nos pólos e diminui com a latitude, até anular-se no equador.

Quais são as escalas de movimentos atmosféricos?

Figura 1: (a) Escalas dos movimentos atmosféricos. A menor escala que tem importância meteorológica é a chamada MICROESCALA. Os fenômenos que ocorrem nessa escala tem dimensões espaciais de 1 metro a 1 Km, e duração da ordem de 1 segundo até cerca de 1 hora. A escala seguinte na classificação seria a MESOESCALA.

Como ocorrem as correntes de jato polares?

As correntes de jato das noites polares formam-se apenas durante os meses de inverno – noite polar – de cada ano, nos seus respectivos hemisférios, em torno de 60º de latitude, porém a uma maior altitude comparativamente aos jatos polares, a cerca de 24 000 metros.

LER:   Que mudancas o movimento de rotacao causa?

Qual o efeito dos ventos alísios?

No passado, os navegadores usavam esse efeito para prever os chamados “ventos alísios” que influenciavam as viagens entre a Europa e a América do Sul. Aviões e foguetes também o experimentam, então os pilotos devem levar em conta a rotação da Terra ao voar longas distâncias.

Qual o comprimento de uma corrente de jato?

O comprimento de onda de uma típica corrente de jato encontra-se entre os 50º e 75º de longitude, enquanto que a amplitude das ondas habita entre os 5º e 25º de latitude.

Como ocorrem os jatos polares e subtropicais?

Os jatos polares e subtropicais podem-se convergir num só, apesar disso só ocorrer em situações mais invulgares, permanecendo a maior parte do tempo separados. A velocidade do vento pode variar, dependendo da gradiente de temperatura, que facilmente excede os 90 km/h.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo