Qual é a diferença entre o ato de ouvir e escuta ativa?
Ouvir é um processo mecânico referente ao sentido da audição, é além de sua vontade, a não ser que tape os ouvidos. Já escutar é uma ação que depende da sua vontade em prestar atenção, tentar entender o que está sendo dito, refletir, e, depois de assimilado o conteúdo, concordar ou não.
Qual a diferença de ouvir?
O significado de ouvir remete ao sentido da audição, é aquilo que o ouvido capta. Já o verbo escutar corresponde ao ato de ouvir com atenção. Ou seja, escutar é entender o que está sendo captado pela audição, mas, além disso, compreender e processar a informação internamente.
Como você pode usar a escuta ativa?
Como você pode ver nesses exemplos, a escuta ativa é uma habilidade que pode ser usada em todas as fases do processo de vendas, desde a primeira interação até o fechamento do negócio. Imagine que você não está tentando bater metas ou fazer uma transferência rápida em suas conversas.
Quais são as situações de escuta ativa?
No ambiente corporativo, são inúmeras as situações em que a escuta ativa pode ser implementada: em uma reunião, ao ouvir um feedback, em uma instrução para a execução de uma tarefa, entre outras ocasiões. Tais momentos são oportunidades para escutar e adquirir informações e conhecimentos abundantes.
Como podemos valorizar a escuta ativa?
Como a maioria das pessoas não pratica a escuta ativa, o comprador vai notar e valorizar sua capacidade de ouvir e demonstrar empatia. Mostrar ao comprador que ele foi ouvido e compreendido é o resultado mais importante dessa etapa do processo. Conseguindo isso, podemos passar para a próxima etapa.
Quais são os princípios da escuta ativa?
Basicamente, são 3 os princípios da escuta ativa: Empatia (através do compartilhamento de experiências semelhantes e espelhamento) Perguntas investigativas (que podem se basear em metodologias como BANT e SPIN Selling)