Qual a resistencia das bacterias aos antibioticos?

Qual a resistência das bactérias aos antibióticos?

A resistência das bactérias aos antibióticos é resultado de mudanças na estrutura genética desses organismos. Esse processo pode acontecer, basicamente, de duas formas: aquisição de material genético de outro organismo, como vírus ou outras bactérias (trocas e recombinações de DNA cromossômico entre espécies).

Como os genes conferem resistência aos antibióticos?

Nas bactérias, os genes que conferem resistência aos antibióticos encontram-se geralmente em pequenos filamentos de DNA extracromossômico (os plasmídeos), transferidos de um organismo ao outro (mesmo de espécies diferentes), durante a conjugação.

Quais as ações que contribuem para a resistência antimicrobiana?

As principais ações que contribuem para a contenção da resistência antimicrobiana são prescrição adequada, educação comunitária, vigilância de resistências e infecções associadas à assistência à saúde e cumprimento da legislação sobre o uso e dispensação de antimicrobianos.

Quando os antibióticos se tornam ineficazes?

Quando os antibióticos se tornam ineficazes, o número de infecções mais difíceis de tratar aumenta. O esgotamento das ações terapêuticas para infecções que podem ser tratadas de forma simples atualmente poderá levar a consequências como danos mais graves ao organismo e o aumento no número de mortes.

Qual a resistência aos antimicrobianos?

Contudo, algumas espécies podem manifestar resistência aos antimicrobianos, ocorrendo normalmente através de mutações que proporcionam a síntese de enzimas capazes de conferir a inativação de tais substâncias.

Por que as bactérias adquirem resistência?

Algumas bactérias adquirem resistência quando recebem um gene de outra bactéria por meio de um processo chamado transferência horizontal de genes (THG). Existem três maneiras pelas quais a THG pode ocorrer.

Qual a resistência a uma bactéria resistente?

A bactéria resistente é capaz de multiplicar-se mais facilmente e, assim, transmitir os seus genes de resistência para outras gerações. Além disso, é possível que ocorram novas mutações no material genético dessas bactérias, dando origem a superbactérias, que são aquelas que possuem resistência a mais de um tipo de antibiótico.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo