Qual a definicao do calor especifico?

Qual a definição do calor específico?

No estudo da Calorimetria, o calor específico está presente na definição matemática do calor sensível e da capacidade térmica de um material. Alguns fenômenos cotidianos podem ser mais bem compreendidos a partir da definição de calor específico.

Qual é o calor específico de uma substância?

Calor específico é a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma determinada substância sofra uma variação de 1 °C. A variação de temperatura de 1 °C corresponde à variação de temperatura de 1,8 °F.

Qual o valor do calor específico da água?

O valor do calor específico depende da substância que constitui o corpo. Nesse caso, a água possui calor específico maior que a areia e, por isso, é necessária uma maior quantidade de calor para variar a temperatura de 1 grama de água do que para 1 grama de areia.

Qual o calor específico de um alumínio?

Calor específico é a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma determinada substância sofra uma variação de 1 °C. A variação de temperatura de 1 °C corresponde à variação de temperatura de 1,8 °F. O alumínio possui um calor específico muito baixo, por isso, facilmente sofre variações de temperatura.

Quando aparecem os efeitos do calor sobre o organismo?

Os efeitos do calor sobre o organismo aparecem quando o sistema de regulação da temperatura corporal começa a falhar. Se a falha for prolongada, o calor pode levar a situações que colocam a vida em risco. Os seres humanos possuem um sistema corporal preparado para manter a temperatura em torno dos 36 °C.

Qual a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de uma substância?

Em outras palavras, a água tem uma alta capacidade térmica específica, que é definida como a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um grama de uma substância em um grau Celsius. A quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 g de água em 1 ° C tem um nome próprio, a caloria.

Como calcular o calor específico das substâncias?

Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula: c = Q/m. Δθ ou c = C/m. No Sistema Internacional (SI), o calor específico é medido em J/Kg.K (Joule por quilograma e por Kelvin). No entanto, é muito comum ser medido em cal/g.°C (caloria por grama e por grau Celsius).

Quais os fatores que influenciam o calor específico?

Fatores que influenciam o calor específico Forças intermoleculares: Quanto maior for a força de ligação intermolecular da substância, maior será a energia necessária para o rompimento das ligações e efetiva transformações do material.

Qual a capacidade calorífica de um corpo?

A capacidade calorífica de um corpo é determinada com ajuda de um calorímetro e um termômetro. Um calorímetro simples (veja a figura) consiste num cilindro metálico polido, colocado num outro cilindro metálico sobre cortiça (para isolamento térmico ).

Qual a diferença entre calor específico e pressão constante?

Em análise teórica e de precisão, contudo, é importante a diferenciação dos dois. Materiais com dilatação anômala, como a água entre 0 °C e 4 °C, não obedecem à regra anterior; nestes casos o calor específico a volume constante é então um pouco maior do que o calor específico a pressão constante.

Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula: c = Q/m. No Sistema Internacional (SI), o calor específico é medido em J/Kg.K (Joule por quilograma e por Kelvin). No entanto, é muito comum ser medido em cal/g.°C (caloria por grama e por grau Celsius).

LER:   Qual e a regiao do linfonodo rica em linfocito B?

Como calcular o calor específico?

Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula: c = Q/m. Δθ ou c = C/m. Onde, c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K) Q: quantidade de calor (cal ou J) m: massa (g ou Kg) Δθ: variação de temperatura (°C ou K) C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K)

Qual a relação entre calor específico e termodinâmica?

A descoberta dessa propriedade fermentou os estudos da termodinâmica, o estudo da conversão energética que envolve o calor e o trabalho de um sistema. O calor específico e a termodinâmica são amplamente usados na química, engenharia nuclear e aerodinâmica, bem como na vida cotidiana no sistema de radiação e resfriamento de um carro.

Como calcular o calor sensível?

Você pode perceber que o cálculo do calor sensível envolve dois conceitos que vimos antes: o calor específico e a capacidade térmica. Podemos reescrever a equação do calor sensível através da capacidade térmica do corpo que sofre a alteração de temperatura:

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo