Qual a causa da diverticulose?

Qual a causa da diverticulose?

A diverticulose caracteriza-se pela presença de uma ou mais bolsas com formato de balão (divertículos), geralmente no intestino grosso (cólon). Não se sabe o que causa a diverticulose, mas ela pode estar relacionada à dieta, a um estilo de vida sedentário, à obesidade, ao tabagismo e ao uso de determinados medicamentos.

Como ocorrem os divertículos no cólon?

Os divertículos no cólon ocorrem quando surge um defeito na camada média musculosa e espessa do intestino. As finas camadas internas do intestino se projetam através do defeito e criam uma pequena bolsa. Normalmente, os divertículos não causam nenhum problema, mas, às vezes, eles ficam inflamados ou sangram.

Qual o tratamento adequado para diverticulose?

No entanto, quando há sangramento, podem ser necessários exames como ultrassom ou tomografia do abdômen para avaliar o nível de comprometimento abdominal e para programar o melhor tipo de tratamento. O tratamento para diverticulose é feito, principalmente, com uma dieta rica em fibras, que podem ser encontradas em frutas, legumes e verduras.

LER:   O que e processo estiloide alongado?

Quais são os tipos de divertículos?

Divertículos são de dois tipos: o hipotônico e o hipertônico. O hipotônico instala-se como decorrência do afrouxamento da musculatura lisa do intestino, e o hipertônico é provocado pelo aumento anormal do tônus dessa mesma musculatura e pelo crescimento significativo da pressão no cólon.

Quais são os divertículos no trato digestivo?

A presença de divertículos no corpo é bastante comum, principalmente após os 40 anos de idade. A presença de divertículos no trato digestivo é chamada de diverticulose. Eles são inofensivos, a não ser que desencadeiem algum problema de saúde, como é o caso da diverticulite.

Como se manifeste a diverticulose?

Em outros casos, é possível que a diverticulose se manifeste através de sintomas de caráter leve como diarreia e prisão de ventre ao mesmo tempo, incômodos na zona inferior e esquerda do ventre (que ocorrem depois da evacuação), inchaço abdominal ou emissão de muco ao evacuar as fezes.

Como evitar a formação de divertículos?

Para uma pessoa com diverticulose, não há nenhuma maneira de evitar a formação de novos divertículos. O tratamento depende dos sintomas do paciente. A mudança gradual para uma dieta com fibra solúvel (verduras, farelo de aveia) geralmente ajuda a melhorar a função intestinal e os sintomas.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo