Quais as vias dopaminergicas que sao bloqueadas pelo uso dos antipsicoticos?

Quais as vias dopaminérgicas que são bloqueadas pelo uso dos antipsicóticos?

“Os medicamentos antipsicóticos agem, principalmente, bloqueando receptores de dopamina e serotonina no sistema nervoso central”, afirma a psiquiatra Erika Mendonça. Segundo a especialista, essa descrição do bloqueio feito pelos antipsicóticos é algo bem geral, sendo que cada droga tem seu próprio perfil de ação.

Qual é o possível mecanismo de ação dos antipsicóticos?

Mecanismos de ação Tanto os antipsicóticos típicos quanto atípicos parecem realizar o bloqueio pós-sináptico dos receptores cerebrais D2 da dopamina. Este bloqueio atinge tratos dopaminérgicos, como o mesolímbico, mesocortical, nigroestriatal e túbero infundibular, causando ações terapêuticas e efeitos adversos.

Como ocorre a síntese da dopamina no cérebro?

Saiba mais sobre o sistema nervoso. A dopamina é biossintetizada a partir do aminoácido tirosina. Os locais do corpo onde ocorrem a síntese da dopamina são: glândula suprarrenal e em quatro regiões do cérebro: nigroestriatal, mesolímbica, mesocortical e túberoinfundibular.

Quais são os principais receptores de dopamina?

Esses diferentes receptores são encontrados em distintas vias e assim desempenham diversas funções. Os principais receptores, os mais comuns e mais encontrados, são o D1 e o D2. O receptor D1 é o mais comum receptor de dopamina no sistema nervoso, está presente no córtex cerebral, no sistema límbico e no corpo estriado.

LER:   O que significa a frase Direito e a ciencia do deve ser?

Quais medicamentos bloqueiam a dopamina?

Alguns medicamentos, como por exemplo, os antipsicóticos convencionais, bloqueiam o receptor D2 e assim impedem a ação da dopamina. Com isso, o paciente pode cursar com uma síndrome de Parkinson, pois ele tem a dopamina mas os receptores estão bloqueados, e assim sua ação não é realizada.

Por que a dopamina se acumula no cérebro?

Quando um novo impulso nervoso chega, mais neurotransmissor é liberado na sinapse, mas ele se acumula no cérebro por seus sítios recaptadores estarem bloqueados pela cocaína. Acredita-se que a presença anormalmente longa de dopamina no cérebro é que causa os efeitos de prazer associados com o uso da cocaína.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo