Porque a boca fica seca quando estou nervosa?

Porque a boca fica seca quando estou nervosa?

O estresse é um dos principais fatores que provocam a xerostomia, conhecida popularmente por “boca seca”, pois ele diminui a produção de saliva. O ressecamento da boca pode dificultar a mastigação, a fala e ainda contribuir para o desenvolvimento de cáries, mau hálito e gengivite.

Quais os sintomas de estresse mental?

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.

Por que a boca seca é recorrente?

No entanto, se o problema for recorrente, é preciso atenção. “Se a boca seca aparece com frequência causando desconforto, é necessário ficar atento porque isso pode indicar problemas de saúde mais sérios”, alerta Érika. Para o advogado Mauricio Gavanski, por exemplo, a sensação revelou seu elevado nível de estresse e exaustão emocional.

Como identificar o sintoma de boca seca?

No entanto, o sintoma de boca seca também pode estar relacionado a outro problema, que nem sempre é a falta de saliva. É fundamental identificar, por meio de um exame clínico detalhado e de um teste chamado sialometria, se a queixa de sentir a boca seca está ou não associada a uma real diminuição na produção de saliva.

LER:   Quando a pessoa da muita caimbra O que pode ser?

Qual o fator de risco para a boca seca?

A idade não é um fator de risco para a boca seca por si só. No entanto, normalmente os idosos tomam medicamentos que podem causar boca seca. Além disso, as pessoas mais velhas são mais propensas a ter outras doenças que podem causar boca seca. Na menopausa há uma menor produção de saliva porque diminui o hormônio estrógeno.

Quais doenças podem levar à boca seca?

Algumas doenças autoimunes que podem levar à boca seca são o Lúpus Eritematoso Sistêmico e a Síndrome de Sjögren, em que além da boca seca, pode haver sensação de areia nos olhos e maior risco de infecções, como cáries e conjuntivite, por exemplo. Veja como identificar a Síndrome de Sjögren. 3. Uso de medicamentos

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo