Para quem é a qualidade?
Muitos acreditam que a qualidade serve à produtividade, ou seja, ela é uma subordinada da produtividade. E aqui temos um erro, grave por sinal. Antes de mais nada, a qualidade serve à humanidade. A qualidade serve pra isso, para promover o bem-estar da humanidade.
Como pode ser definida a história da qualidade?
Melhoria contínua, conformidade com os requisitos e adequação ao uso, observados critérios como custos, controles internos e prazos, dentre outros. Esta última, bem mais recente. Podemos dizer que a história da qualidade começou com a Revolução Industrial e a disseminação da produção em série.
O que é processo em Gestão da Qualidade?
É a ação voltada para dirigir e controlar todos os processos organizacionais — finanças, contabilidade, gestão de pessoal, gestão de dados, entre outros —, possibilitando a melhoria de produtos e serviços, buscando garantir a completa satisfação das necessidades ou a superação das expectativas dos clientes.
Onde surgiu o conceito de gestão da qualidade?
A gestão da qualidade surgiu em meados da década de 1920 e ganhou visibilidade durante a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de garantir à indústria bélica qualidade e eficiência de seus produtos, corrigindo erros que acabavam por causar muitos prejuízos. De lá pra cá muita coisa mudou e foi aprimorada.
Qual o conceito de qualidade adequado aos dias de hoje?
O conceito considerado ideal para qualidade, é um misto dos diversos conceitos que ouvimos no cotidiano, ou seja, devemos entender que no conceito geral de qualidade deve ter, por exemplo: sinônimo de perfeição, um requisito mínimo de funcionamento, um aspecto subjetivo das pessoas, entre outros.
Qual é o controle de qualidade?
Controlo de qualidade é o processo realizado com o objetivo de detectar possíveis falhas, inconvenientes ou erros em alguma coisa. Esses procedimentos são comuns em indústrias e empresas para garantir que os serviços e produtos oferecidos aos clientes cumprem determinados parâmetros. Tomemos o caso de uma empresa dedicada à produção de laticínios.
Como o conceito de controle da qualidade pode ser estranho?
Para algumas organizações de serviços, o conceito de controle da qualidade pode ser estranho, porque não há produto tangível para inspecionar e controlar.
Qual é o conceito de qualidade?
Embora o conceito de qualidade tenha existido desde os primórdios, o estudo e a definição da gestão da qualidade foram destaque apenas no século passado. Após a Revolução Industrial e o aumento da produção em massa, tornou-se importante definir e controlar melhor a qualidade dos produtos.
Qual é o princípio de gestão da qualidade?
As empresas perceberam que a qualidade não era apenas o domínio dos produtos e os processos de fabricação. Assim, o intuito dos princípios de gestão da qualidade total (TQM) é incluir todos os processos em uma empresa, juntamente com funções de gerenciamento e setores de serviços.