O que Thomson descobriu sobre os atomos?

O quê Thomson descobriu sobre os átomos?

Mostrou a existência dos elétrons O modelo atômico de Thomson, que ficou conhecido como modelo pudim de passas, foi o primeiro a abordar as características elétricas da matéria, a divisibilidade do átomo e a presença de pequenas partículas com carga.

Quais foram as conclusões de Rutherford?

A conclusão que ele chegou era átomo possui um grande vazio e seria formada por outras partículas: os prótons e elétrons. O átomo seria constituídos por um núcleo carregado positivamente e uma nuvem eletrônica carregada negativamente.

Como funcionam os raios catódicos?

Aplicações dos raios catódicos Os raios catódicos permitiram a descoberta do elétron, fato que constituiu a origem da Física Atômica. Eles permitem a medida da carga elétrica e da massa do elétron, que são dados muito importantes para a Física moderna.

Por que a luminosidade é provocada por raios catódicos?

Estudos posteriores realizados pelo físico alemão Eugen Goldstein mostraram que a luminosidade era provocada por raios que partiam do catodo e atravessavam o tubo em linha reta, em direção perpendicular à superfície do catodo. Por essa razão, Goldstein chamou essas radiações de raios catódicos.

LER:   Qual e a matriz de transporte brasileira?

Qual a partícula negativa do raio catódico?

Conforme citado no parágrafo anterior, devido à característica do raio catódico ser desviado independentemente das condições, Thomson afirmou ser esta partícula negativa inerente a todos os átomos e denominou-a elétron. Este é um resumo das bases teóricas que permitiram a Thomson propor o seu modelo atômico.

Quem descobriu os raios anódicos?

Sequencialmente, em 1886, outro cientista, de nome Eugen Goldstein, descobriu os raios anódicos ou canais, que eram raios carregados positivamente, formados pelo que sobrou dos átomos do gás que teve seus elétrons arrancados pela descarga elétrica.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo