O que e uma pulpite crônica?

O que é uma pulpite crônica?

A pulpite crônica hiperplásica ou pólipo pulpar caracteriza-se por um crescimento hiperplásico da polpa, que se projeta para fora da câmara coronária criando uma interface com as paredes dentinárias contaminadas da cavidade cariosa. Ocorre, em geral, em dentes decíduos ou permanentes jovens.

O que é pulpite aguda?

A pulpite aguda irreversível ocorre a partir de uma agressão microbiana aos tecidos dentários. Como resposta, células inflamatórias são enviadas para o local da agressão, ocorrendo vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular, liberação de mediadores inflamatórios e o desenvolvimento de dor.

O que é Pulpopatias?

A discriminação das alterações patológicas pulpares e do periodonto apical, por meio da anamnese (da história do caso do paciente), da semiotécnica (dos recursos para coleta dos sinais e sintomas), da semiologia (da análise dos sinais e sintomas) e da propedêutica (da interpretação dos sinais e sintomas) é fundamental …

LER:   Qual o sintoma da garganta irritada ou com comichao?

Como tratar pulpite crônica?

Além disso, quando a pulpite é purulenta ou apresenta sinais de infecção, o dentista pode indicar o uso de antibióticos, como Amoxicilina ou Ampicilina, por exemplo, e também poderá prescrever medicamentos para alívio da dor, como um analgésico ou anti-inflamatório do tipo Dipirona ou Ibuprofeno.

Qual remédio é bom para pulpite?

Na pulpite sintomática podem ser prescritos remédios ou medicamentos analgésicos (ex. paracetamol) que permitem aliviar a dor de dentes ou em alguns casos efetuar tratamento antibiótico e/ou anti-inflamatório para ajudar a desinflamar dente, devendo o doente tomar a medicação sempre sob orientação do médico dentista.

Qual é o tratamento de uma pulpite reversível?

“Para a pulpite reversível é necessário remover o agente agressor, que pode ser cárie, restaurações extensas recentes, trauma oclusal. Já a irreversível o mais indicado é o tratamento endodôntico”, orienta a endodontista.

Quais são os sintomas da pulpite?

De maneira geral, o principal sintoma da pulpite é a dor de dente. Nesse caso, diferente do incômodo causado por outros quadros, como a sensibilidade, a dor de dente resultante da pulpite é contínua e intensa. Isso acontece devido a pressão feita pela polpa dentária durante o processo inflamatório.

LER:   Quanto tempo leva para baixar o colesterol tomando Atorvastatina?

Como saber se a pulpite é reversível?

Os sintomas de cada quadro e o tratamento Se por um lado a pulpite reversível é caracterizada por uma dor de curta duração e bem localizada, a irreversível se apresenta como dor espontânea, normalmente à noite e com a sensação de que há um coração ‘batendo’ dentro do dente.

O que é a Pulpectomia?

A pulpectomia é semelhante a um tratamento de canal e, na verdade, costuma fazer parte das etapas desse tratamento. Depois que o dentista ou endodontista remove a polpa danificada, a área interna do dente é desinfetada e, em seguida, preenchida com um material inerte.

Como tratar uma pulpite reversível?

Como curar pulpite dental?

Quais os tipos de pulpite?

Sintomas de pulpite

  • Pulpite crônica ulcerativa, quando o dente se desgasta a ponto de expor a polpa, o que causa sangramento;
  • Pulpite crônica hiperplásica, quando a polpa do dente se prolifera devido a inflamação, formando uma espécie de pólipo, e causa uma sensação de pressão no dente;

O profissional vai tratar a pulpite através de tratamento cirúrgico, em alguns casos pode haver a extração do dente, entretanto se o caso for de menor proporção destrutiva, o profissional pode trabalhar na reconstrução do dente.

LER:   Quando ocorre o sangramento na pos-menopausa?

Quais são as causas da pulpite?

A cárie dentária é a causa mais frequente da pulpite, seguida dos traumatismos. Quando uma inflamação leve é tratada de forma adequada, a polpa pode não sofrer lesões irreversíveis. Uma inflamação grave provoca a necrose da polpa. A pulpite pode levar à infecção, na qual uma bolsa de pus (abscesso periapical.

O que é pulpite irreversível?

De acordo com a profissional, a pulpite é reversível quando ocorre a inflamação da polpa e ela pode ser tratada, devolvendo ao dente sua vitalidade. Porém, o quadro se torna irreversível apenas quando essa inflamação já afetou tão gravemente a polpa de forma que o único tratamento possível é a endodontia.

O que é uma pulpite reversível e quais os sintomas?

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo