O que e teratoma imaturo?

O que é teratoma imaturo?

Os teratomas imaturos são tumores malignos raros, geralmente sólidos, formados por tecidos indiferenciados dos três folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme. Na maioria dos casos, esses tumores são unilaterais e é comum encontrarmos teratoma benigno no ovário contralateral2.

Como é a cirurgia para retirada de teratoma no ovário?

A cirurgia a ser realizada é a ooforoplastia ou plástica do ovário, isto é, o cisto dermoide deverá ser retirada e o tecido normal do ovário deverá ser preservado. Quando for operar, procure um médico com experiência em laparoscopia. Essa via de acesso irá ajudar na sua recuperação pós-operatória.

O que origina um teratoma?

O que causa o teratoma O teratoma surge desde o nascimento, sendo causado por uma mutação genética que acontece durante o desenvolvimento do bebê. No entanto, esse tipo de tumor cresce muito lentamente e, muitas vezes, só é identificado durante a infância ou a idade adulta, num exame de rotina.

Como é formado o teratoma?

O teratoma sacrococcígeo é um tumor benigno, composto pelas três camadas de células germinativas e com origem na falha de migração das células pluripotenciais que se originam no nodo de Hense.

LER:   Quais os principais agentes teratogenicos E o impacto de cada um no desenvolvimento embrionario?

Como fazer o diagnóstico de teratomas?

Os teratomas apresentam um aspecto bem característico ao exame de ultrassonografia, sendo esta a forma mais simples de se fazer o diagnóstico. Nos casos duvidosos, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética podem ser utilizadas. O diagnóstico definitivo, porém, somente é feito no momento da excisão cirúrgica da lesão.

Como é feito o tratamento do teratoma?

O tratamento é feito com remoção do ovário afetado e quimioterapia. Dessa forma, a partir da avaliação das características do teratoma, idade da mulher e presença de sintomas, o médico pode indicar o melhor tipo de tratamento com o objetivo de prevenir complicações.

Por que o teratoma pode causar infertilidade?

Geralmente, o teratoma, assim como outros cistos no ovário, não provoca infertilidade, exceto se causar um comprometimento extenso do ovário, e na grande maioria das vezes a mulher pode engravidar normalmente.

Como ocorre a transformação maligna?

A transformação maligna ocorre em apenas em 0,5 a 2\% dos casos. O teratoma imaturo, que é a forma maligna, é um tumor raro, que representa apenas 1\% dos teratomas de ovário. Eles são chamados de imaturos porque as células cancerígenas estão em um estágio muito inicial de desenvolvimento.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo