O que e a ectocervice?

O que é a ectocérvice?

A parte externa do colo, que fica em contato com a vagina, chama-se ectocérvice; sua parte interna é a endocérvice. A parte que está em contato com a vagina (a ectocérvice) é revestida por um epitélio escamoso (semelhante ao da vagina), que pode dar origem ao câncer de células escamosas.

O que é Polipoendocervical?

Os pólipos endocervicais, também chamados de pólipos cervicais, são aqueles que se desenvolvem no colo do útero. Consistem no crescimento desordenado de tecidos comuns e também são, na imensa maioria dos casos, lesões benignas. Podem ser originados por infecções ou inflamações crônicas.

Quais são as células da ectocérvice?

Estrutura da ectocérvice: detalhes das camadas basal, parabasal e intermediária: tecido conjuntivo, células basais (uma camada), células parabasais (duas camadas), células intermediárias (algumas camadas) com pontes intercelulares.

Quais as células da ectocérvice e suas características?

LER:   O que acontece se estiver gravida e fazer o preventivo?

O ectocérvice é revestido por epitélio escamoso estratificado não-ceratinizado (Figuras 1 e 2). Seu estroma não apresenta glândulas. Este epitélio também reveste os fundos de saco e vagina em toda a sua extensão. Esta união de epitélio diferentes é chamada de Junção Escamo-Colunar (JEC).

Qual a diferença entre o endocervix e o exocervix?

Por outro lado, tanto o endocervix quanto o ectocervix têm diferenças em vez de terminologia, porque diferem basicamente nos tipos de células que contêm. Embora existam células glandulares no endocervix, as células escamosas estão presentes no exocervix.

Qual a relevância das células endocervicais?

Portanto, as células endocervicais têm uma relevância que não se limita ao puramente biológico, uma vez que elas também têm um valor médico. Em outras palavras, essas células são avaliadas por especialistas com métodos diagnósticos avançados que determinam se a mulher tem problemas de saúde.

Quais são as células secretoras endocervicais?

As células secretoras endocervicais começam na junção escamo-colunar e revestem a endocervix e as criptas endocervicais. Elas são células produtoras de muco e formam um tampão de muco para prevenir infecção bacteriana e fúngica do útero.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo