Como o tipo de superficie pode influenciar para a existencia do atrito?

Como o tipo de superfície pode influenciar para a existência do atrito?

A influência da superfície Superfícies rugosas, repletas de pequenas falhas ou altamente aderentes geram muito atrito e dificultam o movimento dos objetos. As superfícies lisas ou polidas, por sua vez, oferecem pouca resistência ao movimento.

Quais os fatores que influem o atrito?

A força de atrito surge em sentido contrário ao movimento de um objeto. Ela pode ser estática, se o objeto está em repouso, ou dinâmica, se o objeto está em movimento. A força de atrito depende de dois fatores: Quanto mais “lisos” ou “polidos” estiverem os objetos em contato, menor será a força de atrito.

Quais os fatores para que ocorra o atrito?

A causa do atrito é devida às superfícies que, embora pareçam lisas a olho nu, apresentam à escala microscópica muitas saliências e reentrâncias. São estas irregularidades nas superfícies de contacto que fazem com que a pressão nesse local se eleve e as una intimamente, dificultando assim o movimento.

LER:   O que e o calor latente de uma substancia?

Como funcionará a força de atrito sobre o corpo?

Nesse circunstância, a força de atrito que atuará sobre o corpo irá se opor ao deslizamento ao longo da superfície do plano, e portanto estará orientada paralelamente ao plano, para cima.

Qual a força de atrito de um bloco sobre uma superfície?

Veja o exemplo de um bloco sobre uma superfície na figura abaixo: A força de atrito deve-se à existência de rugosidades na superfície de contato do objeto com o solo. Essas rugosidades não são observadas macroscopicamente, mas são elas que dificultam o movimento.

Como funciona a força de atrito dinâmico?

A força de atrito dinâmico se opõe sempre a este deslizamento, e atua nos corpos de forma a sempre contrariá-lo (tentar impedi-lo), mas nem sempre mostra-se oposta ao movimento observado do corpo. Considere um menino que puxa um pequeno caminhão, que tem sobre sua caçamba um pequeno cubo de madeira.

Quais os mecanismos físicos por trás do atrito?

O foco da pesquisa durante o século XX foi entender os mecanismos físicos por trás do atrito. Frank Philip Bowden e David Tabor (1950) mostraram que, em um nível microscópico, a área real de contato entre as superfícies é uma fração muito pequena da área aparente.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo