Índice
- 1 Como colocar referência em um resumo?
- 2 Será que o resumo deve ser precedido da referência do documento?
- 3 Como você pode citar um resumo de um livro?
- 4 O que abordar no resumo?
- 5 Quantas palavras têm um resumo simples?
- 6 Como devo entregar um resumo na faculdade?
- 7 Como usar o nome do autor para fazer uma citação?
Como colocar referência em um resumo?
7- As referências devem ir ao final do texto, em ordem alfabética pelo sobrenome da autoria, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, separadas por uma linha de espaço 1,0.
Qual a estrutura de um resumo informativo?
O resumo deverá apresentar a seguinte estrutura: Introdução, com justificativa, explicitando o objetivo do estudo; Metodologia, com tipo do estudo, variáveis, amostragem, tratamento estatístico (conforme o delineamento do estudo); Resultados e Discussão; Conclusões.
Qual a estrutura de um resumo acadêmico informativo?
RESUMO INFORMATIVO: neste tipo de resumo o leitor irá encontrar detalhes sobre os objetivos, os materiais e métodos utilizados, os resultados e as conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
Será que o resumo deve ser precedido da referência do documento?
“O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.” Ou seja, encabece a referência do documento no seu resumo se ele estiver fora do próprio documento que ele resume. Entende?
Qual tipo de resumo deve ser escrito?
Saiba qual tipo de resumo deve ser escrito. Um resumo pode ser informativo ou descritivo. Um resumo informativo indica o propósito, os métodos, o ponto de vista, os resultados, as conclusões e as recomendações inclusas em seu relatório.
Qual o formato de referência do seu trabalho?
No formato Chicago, você fará dois tipos de referências, uma na forma de uma “ nota de rodapé ” que é complementada por uma bibliografia de trabalhos consultados no final do seu trabalho.
Como você pode citar um resumo de um livro?
Portanto, quando você citar um trabalho, incluindo o resumo de um livro ou de um resumo, deve colocar um número em ordem consecutiva, de acordo com o número de citações, no formato sobrescrito, a citação é concluída em texto e incluir uma referência ao rodapé em A parte inferior da página.
O que deve aparecer no resumo?
O resumo deve vir no início do manuscrito, logo após o título, comumente abrangendo as seguintes informações: Contexto, Propósito, Metodologia, Resultados, e Conclusão. Uma lista de Palavras-chave escolhidas pelo(s) autor(es) é colocada no final do resumo, precedendo o corpo do artigo.
Pode haver citação no resumo?
O resumo não deve conter citações bibliográficas, tabelas, quadros, esquemas. Dar preferência ao uso dos verbos na 3ª pessoa do singular. Tempo e verbo não devem dissociar-se dentro do resumo.
O que abordar no resumo?
Segundo as regras da ABNT, o resumo: Deve ter frases afirmativas, curtas, escritas em voz ativa e na terceira pessoa do singular. Deve ter um texto claro, conciso e seguir uma ordem lógica, além de completamente ser fiel ao seu TCC. Deve mencionar o tema, o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do TCC.
O que deve conter no resumo de um TCC?
O que escrever no resumo de TCC?
- Tema: trata-se do assunto que será abordado.
- Objetivo(s): deve-se apontar o objetivo do trabalho, da pesquisa realizada.
- Metodologia: no resumo também deve estar, se necessário, a metodologia (por exemplo, o tipo de pesquisa realizada) que foi utilizada para a investigação.
Como fazer um resumo simples acadêmico?
O texto do resumo deve ser corrido, formado por frases concisas, afirmativas, simples e coerentes e, de preferência, em parágrafo único. A primeira frase do seu resumo deve ser significativa e apresentar o documento ao leitor. Utilize verbos na voz ativa e na 3ª pessoa do singular (ele).
Quantas palavras têm um resumo simples?
O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
O que deve conter no resumo informativo?
resumo informativo: informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
Pode colocar citação em resumo de artigo?
Como devo entregar um resumo na faculdade?
4 passos para fazer um bom resumo
- Leia e releia o texto.
- Busque os conceitos mais importantes e os pontos fundamentais do texto.
- Organize as ideias principais.
- Escreva o texto com suas palavras.
- Consultoria:
Como fazer citações de resumo?
Vamos ver como fazer citações de resumo de acordo com o estilo Chicago, APA e MLA. Se você precisar apresentar um trabalho formal de pesquisa , seja uma tese, trabalho de graduação, tese, monografia ou artigo acadêmico publicável; além do escopo de seus objetivos e resultados, você deve usar um padrão editorial ou de formulário.
Qual é a citação de citação?
A citação de citação também pode ser chamada de apud, palavra em latim que significa “junto a, perto de, em”. No contexto científico e acadêmico, este termo é utilizado como sinônimo de “citado por” nas referências bibliográficas e é empregado sempre que se inserir no texto uma citação de um autor que foi encontrada em outra obra.
Como usar o nome do autor para fazer uma citação?
Neste tipo de citação o nome do autor também deve ser destacado, explicitando a referência da citação. Este tipo deve ser utilizada apenas em último caso, uma vez que o melhor é sempre utilizar a obra original para se fazer uma citação.
Como citar um resumo no formato APA?
Para citar um resumo ou Resumo no formato APA , usamos o seguinte formulário: Sobrenome do autor do resumo, inicial do nome. (Ano da publicação entre parênteses). Título do trabalho ou Resumo . Nome da revista onde o resumo foi publicado em itálico .