Quanto tempo dura o tratamento da radioterapia?

Quanto tempo dura o tratamento da radioterapia?

Quando a radiação é usada para cuidados paliativos, o decurso do tratamento pode ser mais curto, normalmente de duas a três semanas. Cada sessão de tratamento normalmente dura de 10 a 20 minutos. Quais são os possíveis efeitos colaterais da radioterapia?

Como funciona a radioterapia?

Quando a radiação é usada desta maneira, é chamada de radioterapia paliativa. Como funciona a radioterapia? A radiação destrói as células cancerígenas, danificando seu DNA, as moléculas que contêm a informação genética, que destrói a sua capacidade de se dividir e se reproduzir.

Qual a intensidade dos efeitos da radioterapia?

A intensidade dos efeitos da radioterapia depende da dose do tratamento, da parte do corpo tratada, da extensão da área irradiada, do tipo de radiação e do aparelho utilizado, e da adesão do paciente às orientações de cuidados durante o tratamento.

Quais são os tipos de radioterapia?

A radioterapia é, por vezes, o único tipo de tratamento que um paciente pode precisar, mas alguns tipos de tumores respondem melhor a uma combinação de terapias, o que pode envolver radioterapia e cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia e/ou imunoterapia.

Como é realizada a radioterapia externa?

A radioterapia externa é realizada utilizando um aparelho, denominado acelerador linear, que emite feixes de radiação de alta energia. Durante o tratamento, o equipamento gira em torno do doente por forma a emitir radiação sob diversos ângulos, em doses pré-definidas e pré-programadas.

Como diminuir as taxas de radiação nas células sanguíneas?

A diminuição das taxas ocorre devido ao efeito da radiação nas células sanguíneas produzidas pela medula óssea. São mais frequentes se a quimioterapia for administrada simultaneamente ao tratamento radioterápico ou se a área de tratamento incluir os ossos pélvicos. Náuseas e vômitos.

Quais tipos de câncer são curados com a radiação?

Diferentes tipos de câncer são curados com a radiação, que em casos selecionados pode substituir com vantagens a cirurgia e as morbidades associadas. “No câncer de próstata, por exemplo, muitas vezes tratamos o paciente com radioterapia com resultados tão bons quanto a prostatectomia, sem os riscos associados”, lembra o radio oncologista.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo