Quais sao as mudancas na salinidade dos oceanos?

Quais são as mudanças na salinidade dos oceanos?

As mudanças, já constatadas na salinidade dos oceanos, afetam o modelo de chuvas que regula a distribuição, intensidade e freqüência das estações, das secas, das inundações e das tempestades.

Como evoluiu o conceito de salinidade?

Ao longo do século XX e até os dias actuais, o conceito de salinidade evoluiu significativamente, seguindo os avanços tecnológicos e metodológicos da química e da física.

Como descrever a salinidade da água?

A forma mais simples de descrever a salinidade é como a relação entre o conteúdo de sais dissolvidos em uma dada quantidade de água. Usualmente, a salinidade da água é referida como a massa de sais em uma unidade de massa de água.

Qual o método de detecção da salinidade da água?

Os íões de sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, sulfato e bicarbonato são os maiores contribuintes para a salinidade da água na superfície da Terra. Os métodos de detecção utilizados são o salinómetro indutivo, os eléctrodos específicos e os refractómetros.

Como é feita a determinação da salinidade?

Atualmente as determinações de salinidade são feitas de forma indireta, através da determinação da condutividade elétrica que depende da salinidade e da temperatura, com um instrumento denominado salinômetro.

Qual a importância da salinidade em estudos oceanográficos?

A medida da salinidade é de fundamental importância em estudos oceanográficos, pois variações no conteúdo de sal têm efeitos nos campos de densidades, além de auxiliar na identificação das massas de água (esses assuntos serão abordados futuramente).

Quando a salinidade é mais alta?

Nesse sentido, quando a salinidade é mais alta, acaba que as espécies marinhas apresentam dominância, aniquilando as formas de vida provindas da água doce. O homem, como sempre, tem realizado processos que tem ampliado esse efeito de salinidade na água, como o descarte irregular de esgoto.

Como ocorre a salinidade nas regiões tropicais?

Nos trópicos a salinidade se eleva, pois a taxa de evaporação é alta, devido à ação de ventos constantes denominados de alísios, típicos da região. Além deste fato as regiões tropicais são centros de alta pressão (anticiclônica), onde ocorre o processo oposto das regiões equatoriais, ocasionando pouca precipitação.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo