Quais os usos da radioatividade na industria de alimentos?

Quais os usos da radioatividade na indústria de alimentos?

A radioatividade é usada nos alimentos para diminuir os microrganismos causadores do apodrecimento e para aumentar a sua conservação e tempo de consumo. A irradiação de frutas, legumes, cereais, frutos do mar, entre outros, diminui a quantidade de fungos e bactérias, aumentando, assim, seu tempo de conservação.

Quais os principais usos das radiações em alimentos?

A irradiação dos alimentos tem a capacidade de destruir micro-organismos, preservar por mais tempo, ainda tem a finalidade de eliminar insetos e retardar o processo germinativo em produtos vegetais. Há um aumento na segurança dos alimentos e uma diminuição nas perdas causadas por deteriorização (BOAVNETURA, 2005).

Como é feito a radiação em alimentos?

A irradiação de alimentos não é feita colocando-se a comida em contato direto com o elemento radioativo. Na verdade, o alimento é exposto a uma fonte de radiação, normalmente beta ou gama, vinda de um elemento radioativo por um tempo controlado. Os elementos mais usados são o cobalto 60 e o césio 137.

LER:   Como saber se o curso de pos-graduacao e reconhecido?

Como a radiação é usada na indústria?

Na indústria, os radioisótopos são muito utilizados na esterilização de materiais médicos e odontológicos. São usados também para identificar minas de pedras preciosas e para o tratamento e a valorização comercial dessas pedras.

Quais são os usos da radiação?

Para que serve. Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

Quais alimentos são mais irradiados?

Entre os principais alimentos irradiados estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. As vantagens do processo são, basicamente: A eliminação de micro-organismos patogênicos, como bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, a exemplo de Salmonella sp.

Qual a radiação é mais utilizada na indústria alimentícia e qual a razão?

a) Radiação a partir de isótopos Os dois isótopos mais utilizados como fonte de radiação na indústria de alimentos são o cobalo-60 e o césio-137. O tipo de radiação mais utilizado é a gama em virtude de sua capacidade de penetração e ionização.

LER:   O que e a revisao de literatura em um projeto?

Quais as aplicações da irradiação na indústria alimentar?

APLICAÇÕES DA IRRADIAÇÃO As potenciais aplicações da irradiação na indústria alimentar são diversas, tais como, desinfestação, prolongamento da vida de prateleira, descontaminação e melhoramento da qualidade do produto.

Qual a fonte de radiação utilizada na indústria alimentícia?

Fontes de radiação utilizadas na indústria alimentícia a) Radiação a partir de isótopos Os dois isótopos mais utilizados como fonte de radiação na indústria de alimentos são o cobalo-60 e o césio-137. O tipo de radiação mais utilizado é a gama em virtude de sua capacidade de penetração e ionização.

Como é empregada a radiação na indústria?

No ano de 1993, a Associação Médica Americana aprovou o uso da radiação na eliminação dos micro-organismos presentes em alimentos industriais, diminuindo a incidência de doenças provadas pela ingestão de alimentos contaminados. A radiação é empregada na indústria alimentícia com os seguintes objetivos:

Por que a irradiação impede a validade do produto?

A irradiação ainda impede a multiplicação de microrganismos que causam a deterioração do alimento, pela alteração de sua estrutura molecular, o que permite prolongar a validade de alguns produtos. Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo