Índice
- 1 Quais as semelhanças e diferenças entre pesquisa-ação e pesquisa participantes?
- 2 Qual a diferença fundamental entre pesquisa-ação e pesquisa participante?
- 3 Qual a grande diferença entre pesquisa-ação e etnografia?
- 4 O que caracteriza uma pesquisa participante?
- 5 Onde usar a Pesquisa-Ação?
- 6 Qual a diferença entre a pesquisa e a prática?
- 7 Quais são as ações da pesquisa-ação?
- 8 Qual a principal característica da pesquisa?
Quais as semelhanças e diferenças entre pesquisa-ação e pesquisa participantes?
Principal diferença entre a pesquisa participante e a pesquisa-ação. Assim, a pesquisa-ação distingue-se claramente da prática e da pesquisa científica tradicional, principalmente porque ao mesmo tempo altera o que está sendo pesquisado e é limitada pelo contexto e pela ética da prática.
Qual a diferença fundamental entre pesquisa-ação e pesquisa participante?
No caso da Pesquisa Participante a preocupação centra-se mais no pesquisador do que no pesquisado. No que tange a ação, os pesquisados não são mobilizados em prol de ações para resolução de situações e problemas.
Qual o objetivo da chamada pesquisa-ação?
A pesquisa-ação possibilita que o pesquisador intervenha dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, construindo novos saberes. É através da pesquisa-ação que o docente tem condições de refletir criticamente sobre suas ações.
Qual a grande diferença entre pesquisa-ação e etnografia?
F) A pesquisa não se limita a uma forma de ação, pretende aumentar o conhecimento do pesquisador sobre o nível de consciência das pessoas e dos grupos considerados. Preparação teórica do pesquisador. A etnografia enquanto uma estratégia global de pesquisa e requer do pesquisador uma postura epistemológica.
O que caracteriza uma pesquisa participante?
Enquanto a pesquisa-ação supõe alguma forma de ação, que pode ser de caráter social, educativo, técnico ou outro, a pesquisa participante tem como propósito fundamental a emancipação das pessoas ou das comunidades que a realizam.
Qual a diferença entre pesquisa-ação e pesquisa de intervenção?
A pesquisa-ação busca alcançar objetivos de descrição – a situação-problema é descrita “com base em verbalizações dos diferentes autores em suas linguagens próprias” (Thiollent, 1997, p. 34) – e de intervenção – “os conhecimentos derivados das inferências são inseridos na elaboração de estratégias ou ações” (op.
Onde usar a Pesquisa-Ação?
A pesquisa-ação é uma metodologia participativa que vem sendo cada vez mais utilizada por professores-pesquisadores do mundo inteiro. A pesquisa-ação é uma metodologia muito utilizada em projetos de pesquisa educacional.
Qual a diferença entre a pesquisa e a prática?
Assim, a pesquisa-ação distingue-se claramente da prática e da pesquisa científica tradicional, principalmente porque ao mesmo tempo altera o que está sendo pesquisado e é limitada pelo contexto e pela ética da prática.
Quais são as pesquisas utilizadas?
Essas pesquisas são utilizadas para a elaboração de teses, dissertações monografias e trabalhos de conclusão de curso (TCC), elas possuem diversas metodologias, podendo utilizar abordagens quantitativas, qualitativas ou mistas (quali-quanti). A tabela abaixo mostra os principais tipos de pesquisa e seus exemplos.
Quais são as ações da pesquisa-ação?
As ações derivadas da Pesquisa-Ação devem ser planejadas, organizadas, comunicadas, desenvolvidas e avaliadas por todos os sujeitos envolvidos no processo. Tratam-se de ações articuladas entre pesquisador e pesquisados. Isto mesmo! A Pesquisa-Ação é um modo de produzir conhecimento de forma coletiva!
Qual a principal característica da pesquisa?
Como o próprio nome da pesquisa indica, a sua principal característica é a de conter em si a definição de ações/intervenções a serem executadas no interior do próprio processo investigativo com a comunidade ou grupo pesquisado.