Quais as semelhancas e diferencas entre pesquisa-acao e pesquisa participantes?

Quais as semelhanças e diferenças entre pesquisa-ação e pesquisa participantes?

Principal diferença entre a pesquisa participante e a pesquisa-ação. Assim, a pesquisa-ação distingue-se claramente da prática e da pesquisa científica tradicional, principalmente porque ao mesmo tempo altera o que está sendo pesquisado e é limitada pelo contexto e pela ética da prática.

Qual a diferença fundamental entre pesquisa-ação e pesquisa participante?

No caso da Pesquisa Participante a preocupação centra-se mais no pesquisador do que no pesquisado. No que tange a ação, os pesquisados não são mobilizados em prol de ações para resolução de situações e problemas.

Qual o objetivo da chamada pesquisa-ação?

A pesquisa-ação possibilita que o pesquisador intervenha dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, construindo novos saberes. É através da pesquisa-ação que o docente tem condições de refletir criticamente sobre suas ações.

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Qual a grande diferença entre pesquisa-ação e etnografia?

F) A pesquisa não se limita a uma forma de ação, pretende aumentar o conhecimento do pesquisador sobre o nível de consciência das pessoas e dos grupos considerados. Preparação teórica do pesquisador. A etnografia enquanto uma estratégia global de pesquisa e requer do pesquisador uma postura epistemológica.

O que caracteriza uma pesquisa participante?

Enquanto a pesquisa-ação supõe alguma forma de ação, que pode ser de caráter social, educativo, técnico ou outro, a pesquisa participante tem como propósito fundamental a emancipação das pessoas ou das comunidades que a realizam.

Qual a diferença entre pesquisa-ação e pesquisa de intervenção?

A pesquisa-ação busca alcançar objetivos de descrição – a situação-problema é descrita “com base em verbalizações dos diferentes autores em suas linguagens próprias” (Thiollent, 1997, p. 34) – e de intervenção – “os conhecimentos derivados das inferências são inseridos na elaboração de estratégias ou ações” (op.

Onde usar a Pesquisa-Ação?

A pesquisa-ação é uma metodologia participativa que vem sendo cada vez mais utilizada por professores-pesquisadores do mundo inteiro. A pesquisa-ação é uma metodologia muito utilizada em projetos de pesquisa educacional.

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Qual a diferença entre a pesquisa e a prática?

Assim, a pesquisa-ação distingue-se claramente da prática e da pesquisa científica tradicional, principalmente porque ao mesmo tempo altera o que está sendo pesquisado e é limitada pelo contexto e pela ética da prática.

Quais são as pesquisas utilizadas?

Essas pesquisas são utilizadas para a elaboração de teses, dissertações monografias e trabalhos de conclusão de curso (TCC), elas possuem diversas metodologias, podendo utilizar abordagens quantitativas, qualitativas ou mistas (quali-quanti). A tabela abaixo mostra os principais tipos de pesquisa e seus exemplos.

Quais são as ações da pesquisa-ação?

As ações derivadas da Pesquisa-Ação devem ser planejadas, organizadas, comunicadas, desenvolvidas e avaliadas por todos os sujeitos envolvidos no processo. Tratam-se de ações articuladas entre pesquisador e pesquisados. Isto mesmo! A Pesquisa-Ação é um modo de produzir conhecimento de forma coletiva!

Qual a principal característica da pesquisa?

Como o próprio nome da pesquisa indica, a sua principal característica é a de conter em si a definição de ações/intervenções a serem executadas no interior do próprio processo investigativo com a comunidade ou grupo pesquisado.

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