Por que alteracões no ozônio estratosferico nao alteram o bloqueio de radiacões UVC?

Por que alterações no ozônio estratosférico não alteram o bloqueio de radiações UVC?

A camada de ozônio possui uma função vital para a manutenção da vida na Terra, pois ela é capaz de absorver até 99\% da radiação ultravioleta (UV) proveniente do Sol. Entre elas, a mais danosa e energética é a UVC, que, felizmente, não atinge a superfície terrestre porque é filtrada pela camada de ozônio.

Quais as maiores consequências causadas pelas maiores passagens de raios ultravioleta chegando a superfície terrestre?

Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico.

O que aconteceria se essa barreira natural não existisse?

Essa barreira existe: é a camada de ozônio. O ozônio é um gás natural da atmosfera e a tal camada é a região em que grande quantidade desse gás está concentrada. Se essa camada não existisse, a radiação UV-B chegaria a nós com muito mais intensidade, e a gente poderia ficar menos tempo no sol sem se queimar.

LER:   Como entender as imagens de ressonancia magnetica?

O que os raios ultravioletas podem causar no ser humano?

Além de provocar reações imediatas como o bronzeamento, queimaduras e alergias, os efeitos observados tardiamente em decorrência do acúmulo dessa radiação recebida podem ser graves: envelhecimento da pele e alterações celulares que podem desencadear o desenvolvimento do câncer de pele.

Como absorver a radiação UV?

Em contrapartida, muitas substâncias, como o vidro, absorvem a radiação ultravioleta. Para uma adequada proteção da ação dos raios UV, podemos usar bloqueadores solares específicos para essa radiação. Esses protetores usam produtos químicos que absorvem a radiação UV, não permitindo que a pele seja afetada.

Qual a intensidade da radiação UV?

A intensidade da radiação UV varia de acordo com a estação do ano e é mais forte no verão do que no inverno. Os riscos associados à intensidade da radiação UV também variam de acordo com isso. A proporção de raios UVB que causa queimaduras solares é maior nos meses de verão do que no inverno.

Qual a gravidade da exposição à radiação ultravioleta?

A exposição excessiva à radiação ultravioleta está associada com diferentes tipos de cancro da pele, queimaduras solares, envelhecimento acelerado da pele, bem como a catarata e outras doenças oculares. A gravidade do efeito depende do comprimento de onda, a intensidade e duração da exposição.

LER:   Como tratar a sindrome de Gardner?

Qual a radiação ultravioleta que passa pela atmosfera?

A radiação ultravioleta que passa pela atmosfera é praticamente constituída de UVA. Ao nível do mar, 99\% dessa radiação é desse tipo. A radiação ultravioleta também é refletida por diversos materiais e, mesmo quando não estamos diretamente sob a luz do Sol, podemos nos queimar facilmente.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo