Por que a fascite plantar afeta o calcanhar?

Por que a fascite plantar afeta o calcanhar?

A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar. Trata-se de uma inflamação de um tecido chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé e que conecta o calcâneo (osso que forma o calcanhar) aos dedos. Especialista responde: Sentir muitas dores nos pés pode estar relacionado ao excesso de peso? Causas

Como confundir a fascite plantar com o esporão do calcâneo?

É importante não confundir a fascite plantar com o esporão do calcâneo. São duas patologias diferentes, embora possam ser desencadeadas por lesões muito semelhantes: microtraumatismos e inflamação crônica na região do calcanhar, nas proximidades da inserção do tendão de Aquiles.

Qual é a tendinite do Aquiles?

Tendinite do aquiles. A tendinite do aquiles surge quando o tendão aquiliano fica inflamado, sendo a dor na “parte de trás do pé” um dos principais sintomas. O calcanhar doloroso está inúmeras vezes relacionado com lesões por sobrecarga, especialmente em desportistas.

LER:   O que e via aerea superior e inferior?

Qual a melhor opção para o tratamento do tendão de Aquiles?

A fisioterapia, através de exercícios específicos de alongamento da fáscia plantar e do tendão de aquiles são uma boa opção no tratamento. O tratamento fisioterapêutico deve preferencialmente ser realizado com exercícios que permitam o estiramento (ou alongamento) da fáscia plantar e do gastrocnémio e solear.

Qual a dor da fascite plantar?

A dor é tipicamente pior durante os primeiros passos, como ao sair da cama de manhã ou levantar-se depois de estar sentado por algum tempo. A dor da fascite plantar costuma acometer apenas um dos pés, apesar de não ser impossível ter a lesão em ambos os pés ao mesmo tempo.

Quanto Tempo Demora o tratamento para fascite plantar?

O tratamento para fascite plantar é lento e pode durar cerca de 1 ano à 18 meses, mas é importante para diminuir a dor e melhorar a qualidade de vida da pessoa. Algumas opções são os analgésicos, anti-inflamatórios e a fisioterapia que pode ser feita com aparelhos como ultrassom e ondas de choque, por exemplo.

Como se trata o tratamento do fascite plantar?

Grande parte dos portadores de fascite plantar se beneficia com o tratamento conservador, que inclui repouso, aplicação de gelo no local e sessões de fisioterapia para promover o alongamento de estruturas, como a própria fáscia plantar, o tendão de Aquiles e os músculos da panturrilha.

Como diagnosticar fascite plantar?

Rigidez ou tensão do arco na sola do pé. Geralmente, testes adicionais para diagnosticar fascite plantar não são necessários, mas raios-X e outros exames de imagem podem ajudar a descartar outros problemas.

Qual a causa direta da fascite plantar?

A única causa direta da fascite plantar que é o aumento da tensão da fáscia plantar. É uma estrutura que fica na sola do pé, responsável em manter o arco plantar (aquela curvinha embaixo do pé) e de dar estabilidade ao mesmo. Porém, o aumento da tensão na fáscia plantar, que gera a fascite, é que possui diversas causas.

Posso sofrer de fascite plantar?

Ao longo do dia, a dor diminui, mas pode voltar em intensidade quando um longo período de repouso é interrompido. Se você reconhece os sintomas acima, pode sofrer de fascite plantar, inflamação na região da sola do pé. A fáscia plantar é um tecido que começa no calcanhar e se estende por toda a planta do pé.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo