Por que a dor abdominal persistente e crônica?

Por que a dor abdominal persistente e crônica?

A dor abdominal persistente ou crônica, que dura mais de 3 meses, geralmente, é causada por refluxo, intolerâncias alimentares, doença inflamatória do intestino, pancreatite, vermes intestinais ou até câncer, e podem ser mais difíceis de identificar.

Por que a dor abdominal é um sintoma?

Dor abdominal é um sintoma que pode significar uma série de doenças. Isso acontece porque o abdômen é uma cavidade do corpo em que estão concentrados muitos órgãos, como explica o cirurgião do aparelho digestivo Elesiário Marques Caetano Jr., do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Por que a dor abdominal é mau sinal?

A dor abdominal que se estende por muitos dias, normalmente, é mau sinal: “Esse tipo de dor pode estar ligado a quadros inflamatórios (como colites) ou ao aparecimento de cálculos”, explica Caetano Jr. Nesses casos, é importante ir ao médico para entender o que pode estar causando o problema prolongado, e não mascará-lo com medicações. 2. Febre

Qual a definição da dor abdominal recorrente?

Esta definição engloba a dor abdominal recorrente (DAR) que se define como a presença de pelo menos 3 episódios de dor abdominal suficientemente fortes que interfiram nas actividades de vida diária durante um período não inferior a 3 meses consecutivos, sem doença grave associada.

Quando devo chamar meu médico sobre dores abdominais?

Quando devo chamar meu médico sobre dores abdominais? Alguns médicos sugerem que se você tiver uma causa “menos grave” de dor abdominal, você provavelmente não precisará consultar um médico se os sintomas se resolverem em cerca de 24 a 48 horas.

Como se manifesta a síndrome da dor abdominal?

A síndrome pode se manifestar na forma obstipante (o paciente tem dificuldade de evacuar), diarreica ou mista (quando se alternam os dois quadros, ora constipação ora diarreia). A dor abdominal é um dos principais sintomas, acompanhado de aumento da produção de gases e abdômen “estufado”.

Qual o local onde aparece a dor do abdômen?

O local onde aparece a dor pode indicar o órgão que está com problemas, como, por exemplo, a dor que surge do lado esquerdo do abdômen, na parte de cima, pode indicar uma úlcera gástrica, enquanto a do lado direito pode indicar problemas no fígado.

Qual o sinal de alerta para a dor abdominal crônica?

Se as pessoas com dor abdominal crônica apresentam sinais de alerta, elas devem consultar com um médico imediatamente, a menos que os únicos sinais de alerta sejam perda de apetite, icterícia e/ou inchaço. Pessoas com perda de apetite, icterícia e/ou inchaço ou dor constante e que piora, devem consultar um médico dentro de alguns dias.

Qual o tratamento da dor abdominal?

O tratamento da dor abdominal depende da causa e dos sintomas. Por exemplo, se as pessoas têm intolerância à lactose, uma dieta sem lactose (sem leite e outros laticínios) pode ajudar. Se as pessoas têm constipação, usar um laxante por alguns dias e adicionar fibra à dieta pode ajudar.

Como os problemas do estômago causam dor abdominal?

Já os problemas do pâncreas, como a pancreatite, costumam causar intensa dor abdominal em toda a metade superior, podendo irradiar para as costas. Tanto os problemas do estômago quanto os do pâncreas podem provocar uma dor descrita como dor no fundo da barriga.

Será que as dores abdominais podem ser causadas por um câncer colorretal?

Nos casos mais graves, as dores abdominais podem ser causadas por um câncer colorretal.

Será que o câncer de estômago causa dor abdominal?

“Já as infecções estomacais causam uma dor difusa e confusa, que pode queimar e dar cólicas, frequentemente acompanhadas de vômitos”, completa o clínico geral Eduardo Finger. Além disso, em casos mais graves, o câncer de estômago pode simular uma úlcera ou uma gastrite, gerando a dor abdominal.

Posso causar dor na região abdominal?

IBS pode causar dor na região abdominal junto com outros sintomas, incluindo: dores de estômago, diarréia, Prisão de ventre, inchaço e gás. A doença inflamatória intestinal (DII) refere-se a um grupo de condições que afetam o sistema digestivo.

Qual o tratamento da dor no abdome inferior direito?

Um médico da atenção primária pode encaminhar uma pessoa com dor no abdome inferior direito para um especialista, incluindo: O tratamento dependerá da causa da dor. O tratamento da dor na OTC é geralmente suficiente para tratar as causas menos graves da dor no abdome inferior direito.

Quando a dor abdominal pode ser apenas sintoma de gases?

Esta regra serve para as principais causas de dor na barriga, mas existem problemas abdominais que causam dor em mais de um local, como a dor causada por gases, ou que se manifestam em locais distantes do órgão, como no caso da inflamação da vesícula, por exemplo. Entenda melhor quando a dor abdominal pode ser apenas sintoma de gases.

Como surge a dor abdominal na gravidez?

A dor abdominal na gravidez é um sintoma frequente que surge devido às alterações do útero da mulher e à prisão de ventre, característica desta fase.

Quando a dor é específica do abdômen?

Quando a dor é específica do abdome inferior direito, a apendicite é uma das causas mais comuns. O apêndice é uma estrutura em forma de tubo ligada ao intestino grosso. A apendicite ocorre quando o apêndice fica inflamado. Isso causa uma breve dor no meio do abdômen, que se espalha para o abdome inferior direito, onde a dor se torna grave.

Qual a causa das Dores na região inferior do abdômen?

As dores na região inferior do abdômen podem ter diferentes causas. As dores localizadas do lado direito na região inferior do abdômen tem como uma das principais causas a apendicite (inflamação do apêndice). Já quando a dor acomete o lado esquerdo na porção inferior do abdômen destacam-se os casos de diverticulite.

Como o tratamento deve ser direcionado para a dor abdominal?

O tratamento deve ser direcionado para a causa de base da dor abdominal. Contudo, em se tratando de dor, especialmente nos quadros agudos e de maior intensidade, o alívio desse sintoma é preponderante para o conforto da pessoa.

Qual é a síndrome da fadiga crônica?

O que é a Síndrome da Fadiga Crônica? Síndrome da Fadiga Crônica (SFC) é uma condição de diagnóstico clínico cujo principal sintoma é a presença de fadiga (cansaço) intensa que pode piorar com a atividade física ou mental, mas não melhora com o repouso.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo